Bogotá: super guia de viagem

GUIA-VIAGEM-BOGOTA.jpg

Bogotá não é uma cidade bonita nem segura, mas se você souber exatamente onde ir, pode aproveitar o melhor que a capital da Colômbia tem a oferecer!

Sobre Bogotá

Anteriormente conhecida como Santa Fe de Bogotá, a cidade foi fundada em 1538. Tem uma altitude de 2.600 metros, sendo a terceira capital com maior altitude do mundo, e é capaz de nos deixar com dor de cabeça, dificuldade de respiração e tonturas, principalmente no primeiro dia. Esteja preparada! 

Atualmente é o centro financeiro, cultural e administrativo da Colômbia, e possui aproximadamente 7,2 milhões de habitantes, dentre eles muitos jovens que saem de outras cidades em busca de melhores condições de estudos na capital. 

A cidade conta com inúmeras faculdades e cursos técnicos, 58 museus, 62 galerias de arte e 33 bibliotecas tecnológicas, disponibilizando importantes condições de conhecimento! 

la-candelaria-bogota.jpg

Um pouco de história

Bogotá foi fundada pelo espanhol Gonzalo Jimenez de Quesada em 1538. A área conquistada, na época chamada Bacatá, também era a capital dos índios Muiscas. Lá foi feita a primeira declaração de independência dos espanhóis em 1810, mas demorou 9 anos para se concretizar. 

Em 1819 as forças nacionais lideradas por Simon Bolívar (você vai ouvir muito esse nome por lá) assumiram o controle da cidade e a designaram capital da Grã-Colombia (que depois se dissolveram em Colombia, Equador, Panamá e Venezuela). Em 1830, finalmente, Bogotá virou a capital da área que conhecemos hoje como Colômbia, e que na época se chamava Nova Granada.

O que fazer

La Candelaria (va durante o dia): é o centro histórico de Bogotá. Na Plaza de Bolívar ficam a Catedral Primada de Colombia, o Palacio de Justicia e o Congresso de La Republica. Atras do congresso fica a sede do governo colombiano, chamado de Casa de Nariño.

catedral-de-bogota.jpg

Centro Cultural Gabriel García Marquez com cafés, livraria e restaurantes;

centro-cultural-gabriel-garcia-marquez.jpg

Museo del Oro: com 35 mil peças de ouro tumbaga, juntamente com 30 mil objetos em cerâmica, pedra e têxtil, que representa a maior coleção de ouro pré-colombiana do mundo.

Museu de Arte Moderna de Bogotá, que tem uma coleção de artes gráficas, desenho industrial e fotografia

Catedral de Sal: Em 2007 mediante um concurso para escolher as 7 Maravilhas da Colômbia; a Catedral de Sal obteve a maior votação; tornando-a na Maravilha No.1 da Colômbia, embora também foi proposta entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.fica a cerca de 48km da cidade de Bogotá.

Museo Botero: com entrada gratis para assistir aos melhores quadros e esculturas do artista colombiano, assim como obras de outros artistas importantes como Picasso e Braque. 

MUSEU-BOTERO-BOGOTA.jpg

Plazoleta del Chorro de Quevedo: com casinhas coloridas e bares rústicos e estilosos. Esse é um must go para pessoas descoladas! 

Santuário de Monserrate: a 3150 metros acima do mar, você tem uma vista linda da cidade. Para subir você pode escolher entre o teleférico ou o funicular. Evite finais de semana, principalmente domingos por causa das filas nos horários das missas.

Zona G: o local dos restaurantes, mais variados pratos. Se vc é um amante da gastronomia precisa conhecer essa area. 

Zona Rosa (ou zona T): região super badalada de Bogotá. É lá que fica o famoso Bar Andrés Carne de Res e outros bares e restaurantes, além de lojas, galerias e shoppings (alô mulheres! Os preços saem bem em conta!) 

El Retiro: shopping mais exclusivo com lojas e restaurantes bons. Para aquele dia em que vc não tá muito a fim de turistar ou preza pela segurança!

SHOPPING-EL-RETIRO.jpg

Chairama Spa: caso vc esteja fazendo uma conexão ou no final de uma longa viagem, vale s pena experimentar passar um dia no spa urbano de Bogotá. 

Quando ir

Devido à altitude, Bogotá tem clima ameno o ano todo, em torno dos 15ºC.

Maio e junho são mais frios.

Chuvas mais constantes entre abril e maio e entre setembro e dezembro. 

BANNERS_VIAGEM-34.jpg

o que & onde comer

Nazca: a melhor cozinha peruana em Bogotá! Vi propaganda em diversos locais e realmente vale a pena a visita, apesar de não ser típica da Colômbia.

Andrés Carne de Res, ou Andrés D.C.: como disse acima, é o bar mais famoso da capital. Você já deve ter ouvido falar dessa construção de 4 andares com decoração incríveis representando "do céu ao inferno". Ideal para o jantar! 

ANDRES-DC-BOGOTA.jpg

El Corral Gourmet: bastante indicado como o restaurante que tem os melhores sanduíches de Bogotá! 

Parque 93: uma praça cheia de bares e restaurantes! Ideal pra q quem vai em grupo e tem gostos diferenciados.

O que levar

Casaco: Mesmo que você vá em conexão de uma cidade de Praia como Cartagena ou San Andrés, leve um casaco especialmente para passear em Bogotá. 

Protetor labial: seus lábios podem rachar pois o frio é grande, principalmente na parte da noite.

Sapatos confortáveis: para andar bastante por toda a zona cultural.

• Pesos colombianos em espécie: vale a pena pagar em dinheiro principalmente para comprar lembrancinhas! Você pode trocar dólares por pesos colombianos quando chegar no aeroporto (não são todos os lugares que trocam reais).

Onde se hospedar

Em Bogotá as opções de hospedagem são muitas! Há hostels bem legais na área da La Candelária, hoteis tradicionais e hoteis modernos de luxo. Quem se interessa por cultura e artes pode preferir se hospedar na região central da La Candelária. Os hotéis localizados próximo a Ciudad Salitre são mais específicos para viajantes em escalas curtas pois ficam próximo ao Aeroporto Internacional El Dorado. Já os hotéis localizados para o norte da cidade, estão focados para o turismo de negócios, compras ou lazer, próximos à Zona T descrita acima.

• Sofitel Bogotá Victoria Régia: hospedagem de luxo em Bogotá, com estilo parisiense e ótima localização (pertinho da zona T, onde ficam os melhores bares, shoppings e galerias). Elegante e moderno, esse hotel vale a hospedagem!

• Tequendama: hotel ideal para quem viaja com família grande. As "habitaciones" possuem quartos espaçosos além de sala com sofás que também podem ser usados como camas, cozinha com estrutura de apartamento e ainda, 2 banheiros! Bem grandioso, o hotel possui Cassino e centro de convenções internos, além de cafés e restaurantes. 

QUARTO-TEQUENDAMA.jpg

Como se locomover

• Taxi: os preços nao são tão caros e compensa o tempo e praticidade na hora de se locomover na cidade. 

Você pode experimentar se locomover também de Transmilenio e até mesmo aproveitar pra andar bastante a pé! 

Como chegar

• Avião: voei de Avianca, empresa aérea colombiana que tem vôos diretos saindo do Brasil, tanto do Rio quanto de SP. A Latam também tem voos diretos e diários para Bogotá, e a viagem dura entre 5:30 e 6h saindo do Rio de Janeiro. Uma outra possibilidade é conhecer Bogotá através de conexão para algum outro país de destino, e nesse caso você pode encontrar preços mais acessíveis na Copa Airlines e Taca. 

• Ônibus: caso você esteja indo de alguma outra cidade relativamente próxima, você também pode acessar Bogotá através da rodoviária.

 

Informações úteis

  • Os serviços de telefonia funcionam muito mal na Colômbia. Tanto para fazer ligações quanto para usar a internet, você pode ter bastante dificuldade.

  • A voltagem na Colômbia é de 120V.

  • A moeda usada é o peso colombiano. 1000 pesos colombianos representam aproximadamente R$1.

  • Bogotá nao é uma cidade segura. Eu ouvi relatos de brasileiros que foram assaltados, então é sempre bom ficar de olhos bem abertos, como no Brasil.

  • Há muitos pombos, principalmente nas praças. Se você também tem pavor deles como eu, mantenha distância, rs!

  • O taxi do aeroporto El Dorado até o Centro/La Candelaria custa cerca de 25.000 pesos colombianos, aproximadamente R$25.

  • Para chegar na Colômbia você precisa ter o certificado internacional de vacina de febre amarela da Anvisa, tirada pelo menos 10 dias antes da viagem! Obs: o certificado brasileiro não vale nesse caso, então tenha certeza de que está tudo certinho e não esqueça de embarcar com o seu!


o-que-fazer-em-bogota-centro.jpg

Qualquer outra dúvida, pode deixar aqui nos comentários, ok? ;)

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR