Como visitar a Great Ocean Road na costa sul da Austrália
/Quando marquei minha viagem para Sydney na Austrália, também queria conhecer a famosa Gold Coast, no Norte, além da Great Ocean Road, ao sul do país. Os planos eram muitos!
Já em Sydney, confesso que achei o turismo na Austrália bastante caro, e por isso optei ir para a Ásia ao invés da Gold Coast, mas com uma parada estratégica em Melbourne para fazer um bate e volta na Great Ocean Road - antes de começar a Asia trip de fato, que por sinal foi maravilhosa!
Nesse post vou contar para você com alguns detalhes o passeio pela famosa costa de Victoria chamada Great Ocean Road e, é claro passar minhas melhores dicas. Vem comigo!
Leia também: Melbourne: super guia de viagem
Sobre a Great Ocean Road
A Great Ocean Road é uma rodovia da Austrália que liga as cidades de Torquay e Allansford, ambas no estado de Victoria. Ela possui 243km de extensão e vai da cidade de Torquay a Allansford, sendo que Torquay está a 104km de Melbourne, e é provavelmente de lá que você vai partir.
Uma curiosidade bem interessante sobre essa rota é o fato dela ter sido construída em homenagem aos que haviam partido, pelos soldados australianos quando retornaram da Primeira Guerra Mundial. A construção ocorreu de 1919 a 1931 e a estrada se tornou o maior memorial de guerra do mundo.
Meu roteiro
A Great Ocean Road é super famosa pelas formações rochosas de calcário ao longo das praias, sendo a parada dos 12 Apóstolos a mais famosa delas. Mas além das paisagens praianas, durante o percurso você vai passar por cidadezinhas, florestas com animais selvagens, e assim vai ter uma boa noção do sul da Austrália.
Saímos às 10:35 da St. Paul's Cathedral em Melbourne e nosso roteiro foi o seguinte:
Lorne & Apollo Bay (rich area)
Cape Otway Lighthouse + Almoço
Native Birds
Rainforest Experience (Gumtree) + Chá da tarde
Gibson's Steps
The Gables
London Bridge
Loch Ard Gorge
12 Apostles (indico chegar na hora do pôr do sol)
A Great Ocean Road é uma estrada bastante sinuosa, mas ela é incrível pois vai beirando o mar e já foi considerada uma das estradas mais lindas do mundo. Pode-se levar entre 4 e 6 horas para chegar aos 12 Apóstolos, dependendo das paradas que fizer.
Lembrando que dá pra fazer esse passeio alugando carro, fechando pacote pela internet ou no próprio hotel em Melbourne. Como eu nem minha amiga dirigíamos, fechamos o pacote do dia inteiro (day trip, mas também existe o half day trip) com a agência Bunyip Tours.
Quem for alugar carro pode alugar no Ace Car Rentals ou na Thrifty mas tem que ter atenção redobrada pois além da mão inglesa, você precisa desviar dos trams que cortam a cidade de Melbourne.
Dica: como na ida o mar fica do lado esquerdo, aproveite para parar e tirar fotos na ida, descendo. Você pode preferir também voltar pela estrada mais curta. Vamos agora às principais paradas?
Lorne e Apollo Bay + Cape Otway Lighthouse + Almoço
Uma região bem rica, onde pessoas com mais dinheiro tem suas casas de praia. É legal observar o estilo de vida bastante esportivo da galera da região. Tem um centrinhos de informações onde você pode tirar dúvidas quanto aos passeios.
Native Birds + Maits Rest Rainforest Experience (Gumtree)
O Maits Rest é um circuito autoguiado de 800 metros pela floresta tropical temperada em Otway Ranges, perto de Apollo Bay, em Victoria. Faz parte do Great Otway National Park.
É uma parada numa rain forest de árvores gigantes e bastante natureza. Não precisa demorar lá. Fizemos a trilhazinha e paramos no meio para tomar chá com biscoitinhos junto aos outros integrantes do tour. Dá pra fazer essa parada em apenas meia hora.
Loch Ard Gorge
Eu amei demais essa parada no Loch Ard Gorge, foi a minha favorita da Great Ocean Road. Tem uma vista incrível e a cor da água é linda! Dá pra descer até a praia, mas no dia que fui estava muito frio e nublado, então preferi ficar observando de cima.
Você precisa chegar até esse lugar que é uma espécie de mirante natural com vista panorâmica, chamado Loch Ard Wreck Lookout. Fica a 400 metros do estacionamento, onde você encontra várias placas indicando inícios de trilhas curtas para mirantes e atrações que você pode conhecer dependendo do tempo que você vai ter por lá.
Aliás, se tiver sol, você pode inclusive parar e curtir uma praia, mas lá não é muito comum porque venta muito em Victoria. O local também conta com uma história maravilhosa, quer ouvir?
Em 1800, o navio Loch Ard que viajava da Inglaterra para Melbourne, naufragou por ali. A tragédia ocorreu já no finalzinho da viagem, completando quase 3 meses no mar. Dos 54 passageiros, apenas dois sobreviveram, Tom e Eva, e deixaram uma história incrível pra gente.
Essas duas torres da foto eram unidas formando um arco que desmoronou em 2009. Hoje, em homenagem aos sobreviventes do naufrágio, elas são chamadas de Tom e Eva. Antigamente, o nome era Island Archway.
Gibson Steps
O Gibson Steps é a primeira parada dentro do Port Campbell National Park e consiste numa escadaria de 86 degraus que te leva a uma praia selvagem fantástica bem próxima aos 12 Apóstolos. Dela, você consegue ver as torres Gog e Magog que não fazem parte dos 12 apóstolos mas são super semelhantes e também lindas.
O local também é famosa pela pesca, com uma ampla gama de espécies de peixes coloridos, mas o mergulho é altamente não recomendado por conta dos corais e das fortes ondas.
Aliás, quando o mar está forte, eles fecham a escada de acesso, mas nesse dia consegui descer e ter uma dimensão da grandiosidade desse lugar. Repara na foto onde pareço uma formiguinha perto dessa parede de pedra gigante!
12 Apostles
A principal atração da Great Ocean Road é o Twelve Apostles (12 apóstolos), um conjunto de torres de calcário que surgem do mar no Port Campbell National Park. Há milhões de anos, elas se soltaram do continente e hoje estão aí, sofrendo ainda constantes modificações pela ação das ondas e dos ventos.
Originalmente, existiam 12 torres ao longo da praia, mas hoje restam apenas 8 (4 já caíram devido a erosão natural causada pelo mar – o último caiu em 2005). Eles variam em torno de 45m de altura e são extremamente impressionantes – só vendo ao vivo mesmo pra entender!
No local há um centrinho turístico com um café e lojinha, banheiros, estrutura para receber os visitantes e um estacionamento bem amplo. Se estiver frio, peçam o Chai Latte que é uma delícia!
Para a observação dos 12 Apóstolos, foi construída no local uma passarela de 500m de extensão – te possibilitando ver as torres de variados ângulos.
Chegando à base do 12 Apostles, tem uma casinha com café, onde você estaciona e caminha cerca de 5 minutinhos até à vista principal. Aqui você também pode descer, dizem que é o melhor lugar para assistir ao por do sol, mas como estava muito nublado, não posso garantir.
As atividades turísticas (incluindo passeios de helicóptero) são conduzidos a partir de um centro de visitantes, situado no lado interior da estrada, com estacionamento e áreas de visualização. A atração atrai cerca de dois milhões de visitantes por ano.
Você pode dormir em Port Campbell caso não queira retornar para Melbourne no mesmo dia. Ao acordar, assista ao nascer do sol nos 12 Apóstolos. É no mesmo lugar que ele se põe, mas do outro lado. Não consegui passar a noite lá, mas mesmo assim foi um passeio bem bonito e valeu cada centavo!
Indico alugar um carro ou motorhome e sair de Melbourne levando dois dias para realizar o trajeto de ida e volta. A volta não é pela Great Ocean Road, pois você gasta a metade do tempo do que indo pela Highway.
Existem diversos hotéis e campgrounds pelo caminho como o Apostoles Camping Park, em Princetown, um camping preparado para Motorhome.
Outras paradas que não consegui fazer ppois não estavam incluídas no meu tour, mas que você pode fazer:
Bells Beach: praia que á palco da segunda etapa anual do mundial de surf. Ela está bem próxima à cidade de Torquay.
Teddy Lookout: vale a parada para uma vista incrível da costa e da estrada. Existem dois mirantes nesse ponto de observação para você ir.
Kennett River: uma parada rápida para a observação de koalas selvagens e aves. Facilmente você conseguirá vê-los. São tão fofinhos!!
The Wreck: marca o ponto onde o navio Loch Ard encalhou.
Thunder Cave: é uma caverna bem bonita.
The Arch: é um arco perfeito, muito bem esculpido pela erosão, que possui 8 metros de altura. Existe uma passarela com vários pontos de observação no local. O azul da água é impressionante!
London Arch: bem pertinho do The Arch está o London Arch. Antigamente ele era chamado de London Bridge – por ter um formato semelhante à ponte de Londres -, mas em 1990 ele sofreu uma erosão que causou a queda de um dos arcos.
The Grotto: é uma gruta acessada por uma escadaria de madeira de fácil acesso que rende fotos lindas!
Bay of Islands: é uma baía próxima a cidade de Peterborough cheia de torres de pedra que se assemelham aos 12 apóstolos – mas não são tão impressionantes quanto às mais famosas da rota.
Red Rock Lookout: mais uma parada para fazer na volta e observar a paisagem.
Gostaram desse post?
Começamos o passeio com o dia lindo, uma pena que depois o tempo foi fechando e ficando bastante frio e por isso as fotos dos locais principais não ficaram tão lindas quanto o local é. Foi realmente surpreendente!
Espia também:
Austrália: infos, roteiro & dicas
Melbourne: super guia de viagem
Guia das melhores praias de Sydney
Beijocas,
Mandzy.