Explorando o deserto da Bolívia: lagunas com flamingos
/O segundo dia de passeio pelo Salar de Uyuni foi o mais agitado, e com visuais lindos! Acordamos cedo, tomamos o café da manhã servido pelo nosso guia - Apple! - e continuamos descendo de carro pelo deserto.
Se você perdeu: Veja aqui como foi o primeiro dia no Salar de Uyuni!
Spots
Trilho de Trem
A primeira parada foi num trilho de trem no meio do nada - ou melhor, no meio de um frio absurdo - apenas para tirar fotos. Ao fundo, vimos o primeiro vulcão da viagem, o Volcán Ollague e logo chegamos no mirador para observá-lo mais de perto. Mas com o passar da viagem, vimos tantos vulcões que não estamos nem sentindo falta deles aqui no Brasil! Rs!
Laguna Cañapas
Essa foi a segunda parada, que nos surpreendeu muito pela beleza do conjunto - montanhas, laguna, vegetação e FLAMINGOS!!! Quando chegamos, os eles estavam bem distantes, mas aos poucos foram se aproximando e pudemos observá-los bem de pertinho. Concluindo, flamingos são mesmo os animais mais lindos do mundo! :)
Nessa parada, a mais longa do passeio, aproveitamos para almoçar depois de quase 1 hora observando a paisagem e tirando fotos. Sério, eu poderia passar um mês inteiro neste lugar. A paz que se sente ali é algo indescritível.
Para o almoço, nosso guia simplesmente abriu a mala do carro e organizou as travessas e panelas de comida e pediu para nos servirmos. Comemos arroz com frango como em todos os outros dias, porém desta vez a comida estava bem mais gelada! Comemos ali mesmo, sentados nas pedras. A sorte é que nessa hora o sol estava bem forte, então não congelamos. :)
Mas por falar em congelar, havia placas de gelo espalhadas pelo local e muitas mini lagunas congeladas. Reparem:
Laguna Hedionda
Eu tinha ouvido falar bastante nesta laguna, mas ela não me encantou tanto quanto a anterior, talvez pelo fato de termos ido na outra primeiro. Quem faz o trajeto oposto - do Chile para a Bolivia, deve se surpreender mais!
Nela, há muitos flamingos e um hotel/restaurante com wi-fi! Sim, no meio do nada é possível encontrar um lugar com conexão, porém este era o único em todos os 3 dias de passeio. Lógico que fiquei me coçando para usar pelo menos 5 minutinhos de internet, mas realmente não rolou pois estávamos apenas de passagem. Era preciso pagar algo como 5 reais para usar por 15 minutos, mas acho que mesmo que eles cobrassem 50 reais, muitos turistas usariam! Vocês conseguiriam resistir?
Laguna Honda
Aquela típica parada de 5 minutos para tirar foto e partir! Ficamos na dúvida se valeria sair do carro quentinho, pois estávamos vendo pela janela, mas eu resolvi sair e tirei essas fotos abaixo. A cor da água é bem bonita, mas lá não tinha nenhum flamingo... confesso que já estava com saudades deles! Rs!
Árbol de Piedra
Agências de turismo costumam enaltecer vários spots desnecessariamente, e esse foi um deles. É interessante ver que essa árvore de pedra foi formada naturalmente com o vento, quando parece ter sido esculpida pelo homem. Mas a parada nesse local foi muito demorada e estava muito frio. Comecei a ficar com uma dor de cabeça muito forte devido à altitude, pois não parávamos de subir. Resolvi então, esperar dentro do carro.
Essa foi a última parada antes de continuarmos viagem por mais um tempo até o hotel que ficamos hospedados na segunda noite, bem de frente para a Laguna Colorada. Apesar do frio, tivemos uma noite boa com direito a vinho - dado pelo nosso guia!
Amanhã vou contar sobre o terceiro e último dia no passeio do Salar de Uyuni. Fiquem ligados! Bjs!
Se você perdeu: Veja aqui como foi o primeiro dia no Salar de Uyuni!