Como curtir tarde e noite em Zrce Beach, na Ilha de PAG
/A Ibiza da Croácia. Um dos destinos mais populares do verão Europeu para quem curte festas e festivais é Novalja, uma região dentro da Ilha de Pag na Croácia. Estive lá por 2 noites e vou contar para vocês tudo que achei sobre esse destino super jovem!
A cidade vem atraindo cada vez mais gente nova desde uns 10 anos atrás quando os beach clubs começaram a crescer na praia de Zrce. Não que o destino seja exclusivo para jovens, mas eu não iria se não tivesse interesse nas festas, pois a cidade respira música eletrônica, e as praias não tem nada que perca para outros destinos croatas.
Vem saber o que esse destino tem a oferecer!
Sobre Novalja
A Zrce beach fica ao norte da ilha de Pag, numa cidade chamada Novalja, pertinho de Zadar. É considerado norte do país.
A cidade conta com a presença de um público MEGA jovem e com muita movimentação no verão, principalmente em julho e agosto, meses de férias de verão no hemisfério norte. Pra gente também é um bom mês, pois é inverno por aqui, e eu por exemplo corro do inverno!
Os últimos dois anos passei o inverno na Europa, e o lado negativo é apenas a questão dos altos preços e procura por hospedagens, mas vale a pena por conta da programação e animação pelo menos nos principais destinos como Ibiza, Saint Tropez, Hvar, Mykonos e Barcelona.
Voltando a Novalja, esse é um destino que recebe mais de um milhão de turistas todo verão. Além das festas, é um ótimo destino para bares e restaurantes, uma pena que eu não tenha conseguido explorar tanto a cena gastronômica de Novalja. Só comi sanduíches e hambúrguer! Hahaah
Fiquei hospedada no centrinho de Novalja, perto de lugares bem legais, mas meio muvucado. Tem muitos camelôs, barraquinhas e lojinhas vendendo de tudo: roupas, chinelos, plásticos para proteger o celular da água, boias, copos e bebidas, muitas bebidas!
Apesar de eu AMAR uma festa, já me sinto um pouco mal perto de pessoas super bêbadas gritando na rua. Me senti num carnaval, sabe? Além disso, não tive muito pique para sair à noite, apenas à tarde. Mas confesso que amei a experiência!
Os principais Beach Clubs
Para situar você que ainda não conhece, são vários beach clubs espalhados pela praia de Zrce, todos com bastante estrutura de bar, música e ingresso. A média de idade fica em torno dos 20 anos de idade, até uns 24 no máximo. Não vi muita gente com 28 anos como eu, mas para quem tem espírito jovem, isso não é um problema. Rs!
Antes de pensar em ir, se pergunte: você curte música eletrônica? Pois é basicamente o que vai tocar por lá! Daquelas super altas, que tremem todo o local. Se não é seu perfil de festa, não vá! Durante o dia, a entrada nos clubes é free, paga-se apenas o que consumir. À noite eles cobram entrada dependendo da festa ou atração.
A praia de Zrce é rodeada por 4 beach clubs que animam a cidade. Passei por todos e o que mais me chamou a atenção foi o Papaya, apesar de ser o mais caro deles, não é tão bagunçado e a frequência parece ser melhor. Mas o mais famoso é o NOA, então passei quase todo o meu tempo lá e não me arrependo.
Aconselho a entrar nos sites e ver a programação que mais te agrada na época que estiver por lá. Os clubs costumam se alternar com atrações e eventos especiais durante o verão como festas no barco de dia e atrações com DJs internacionais à noite, com festa garantida até o nascer do sol.
• Noa: NOA um dos mais antigos de Zrce, fica em um deck em cima do mar, onde você pode pegar sol e mergulhar. Tem também diversas piscinas piscinas e 11 bares, além de um palco principal com DJ e um segundo, um pouco menor também com DJ e "animador”. O lugar é um mundo!
• Aquarius: Durante o dia é um beach bar e restaurante, passamos por ele mas estava muito vazio. No final da tarde rola um “after beach” e a noite a festa continua, ficando mais animado. Não cheguei a entrar mas curti as fotos que encontrei!
• Kalypso: É o beach club pioneiro em Zrce, foi ali que tudo começou, fica na ponta esquerda da praia. É a casa de diversos festivais famosos como Hideout, Sonus entre outros.
• Euphoria: é o club central da praia de Zrce, focado nas tendências da música eletrônica. Como ele fica bem em frente ao estacionamento, você vai chegar e vê-lo antes de ver todos os outros clubs. No dia em que saímos do NOA, já era noite, por volta das 22h e a festa na Euphoria estava bombando.
• Rocks: confesso que nem tinha ouvido falar nesse, mas se está lá também deve ser maneiro. Caso você passe uma semana inteira em Pag, como muita gente faz nas férias, provavelmente vai querer conhecer todos os clubs, incluindo o Rocks. Como só tinha 2 dias, eu não fui.
• Cocomo: fica no centro de Novalja, que também vale a pena conhecer. É um clube bem legal que o pessoal costuma ir antes das grandes festas para fazer pré, ou esquenta. Caso não queria ir para as grandes festas de Zrce Beach, pode curtir a noite por lá também. Quando passamos na porta a moça estava oferecendo entrada VIP para as meninas.
Entre final de maio e final de agosto, você vai encontrar festas todos os dias na cidade. Não só nos beach clubs, mas toda a estrutura das ruas é pensada em festa. Preste atenção também nas festas no barco com e sem open bar. Escolhemos ir na Festini, uma festa organizada pelo NOA porque achamos que seria mais organizada do que outras.
No próprio centrinho de Novalja, onde a maioria das pessoas se hospeda, há venda de ingressos para todas as atrações de Zrce, tanto para os beach clubs quanto apara as festas no barco.
Se você encontrar as promoters na rua, você pode negociar ingressos mais baratos caso esteja com mulheres ou num grupo grande.
Não deixe de provar as bebidas locais: Cerveja Karlovacko e o destilado Rakija e de levar suas kunas em espécie porque alguns bares não aceitam cartões.
A praia e o por do sol
Apesar de ser considerada a Ibiza da Croácia, a praia de Zrce é muito diferente de tudo que já vi. Em Ibiza os clubes ficam um pouco afastados um do outro, Zrce é um colado no outro. Tem um clima de cidade pequena e você esbarra com as mesmas pessoas o tempo todo.
A praia toda é voltada para festas e curtição, não tem famílias passando férias em Zrce, por exemplo! Tem até jet ski com wakeboard e bungee jump! A praia é de pedrinhas como a maioria da Croácia e a água do mar é bem gelada. Você não precisa necessariamente entrar num beach club para curtir, basta simplesmente sentar na praia e ficar escutando a musica de algum lugar.
Além disso, há várias barraquinhas oferecendo comida como fatias de pizza, sanduíches, doces, etc. em frente aos clubs, porque acho que em momentos de festa eles não vendem comida. Pelo menos eu não vi! Saí do NOA e fui direto na fatia de pizza que por sinal estava uma delícia! A pizza na Croácia é realmente muito boa porque se aproxima a qualidade da pizza italiana.
Por último, você precisa ver o por do sol nessa praia! É a coisa mais linda. Voltamos do passeio de barco justamente na hora do por do sol e foi lindo! Por isso que eu digo: vale a pena conhecer Zrce não só a noite, mas também durante a tarde.
Como chegar
Provavelmente você vai se hospedar perto do centrinho de Novalja, onde estão a maioria das hospedagens e casas para alugar. Isso não vai ser um problema para você caso não queira usar o carro e beber, o que realmente não faz muito sentido.
A locomoção em Pag me lembrou muito Ibiza por conta dos party bus, o ônibus que tem horários definidos para sair e te levam para as festas. No caso de Ibiza ele vai parando de boate em boate, já em Pag ele faz o trajeto Centro de Novalja - Zrce Beach. Você fica no ponto final e de lá vai andando até o seu beach club favorito.
Por isso achei muito fácil o acesso através de ônibus municipais. Tem diversos pontos de ônibus espalhados e a galera já vai para a festa animada bebendo dentro do ônibus. Demais! Me arrependo só de não ter fotografado essas cenas para postar aqui no blog.
Ainda ficou alguma dúvida sobre como curtir Zrce Beach na Croácia? Deixa aqui nos comentários.
Beijocas,
Mandzy.