Trabalho e Carreira: não se acomode, faça acontecer!
/Já faz um tempo que esse vídeo da Box 1824 foi lançado, mas apesar de 4 anos fazerem total diferença para ações de curto prazo, por exemplo, o conceito do vídeo ainda se suporta a longo prazo. Decidi dar uma pausa nos posts de viagem pois, a cada vez que volto de férias, fico lutando para retornar à realidade, questionando se cada passo do meu dia está me levando à algum lugar. Mas depois de um tempinho, me readapto e a vida volta ao normal...
O desabafo é que venho pensando no futuro, e, apesar de me considerar uma pessoa feliz, tenho aspirações e ambições comuns à minha geração, que não consigo ignorar. O vídeo, por exemplo, mostra que metade dos millenials já possui ou planeja ter seu próprio negócio. Tenho certeza que esse número só cresce, e que cada dia mais e mais pessoas criam essa vontade. E aí? Como será trabalhar no futuro? O que será das empresas que não se atualizam? O que será de nossas carreiras dentro de uma área específica quando queremos abraçar o mundo? O que será da nossa felicidade se a gente não se contenta com pouco? Veja:
Já que se fala tanto em realização profissional, está na hora de refletir sobre como podemos ser felizes ou infelizes com as nossas escolhas no trabalho. Para mim, essa hora é agora!
Como o próprio vídeo diz "hoje a jornada é um pouco diferente: parece mais importante curtir o caminho do que chegar no destino final".
Desde sempre apaixonada pela indústria criativa, não paro de pesquisar sobre o assunto, ir à palestras, fazer cursos, e dar apoio a cada um dos microempreendedores desse Rio de Janeiro e do Brasil. Não deixem de sonhar, mas também não fiquem parados! Procurem sempre melhorar, estudar e compreender o que estão fazendo, por quê estão fazendo e para quem estão fazendo.
Digo sempre que faculdade é o lugar para aprender, experimentar, criar, errar, acertar, projetar, colaborar, e principalmente, acreditar nos seus sonhos. Depois que a gente se forma e começa a trabalhar 8/10/12 horas por dia, nossos sonhos vão se distanciando, mas é exatamente nessa hora que não devemos nos acomodar. Concordam comigo?
Especialmente se tratando da indústria criativa, acredito muito num futuro no qual arte, design, tecnologia vão comandar e mudar o mundo. Prova disso é que estão sendo lançados vários projetos para esse meio! Segundo a Firjan - Federação das indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, a indústria criativa cresceu 90% em 10 anos no Brasil. Hoje somos 900 mil! 1 pessoa em cada 8 no Rio de Janeiro e 25%, ou seja, 1 em cada 4 já está atuando na indústria. Hoje a gente pode ser o que quiser, então não vamos desperdiçar oportunidades! ;)
Agora, veja aqui o site da Casa Firjan, que será inaugurada no próximo ano, em Botafogo, em apoio à criatividade. Estou muito animada com o projeto e torcendo para que seja o maior sucesso!
Você está fazendo o que ama neste momento? Não? Então comece!