7 Ilhas que você precisa conhecer na sua próxima ida à Croácia

ilhas-para-conhecer.jpg

Se você está com viagem marcada para a Croácia ou está planejando visitar o país em breve, uma coisa que você não pode deixar de fazer é conhecer algumas ilhas do país!

A Croácia possui inúmeras ilhas em toda a sua costa. Eu tive o prazer de conhecer 5 delas! Nesse post vou falar sobre as ilhas que visitei e também sobre aquelas que não consegui mas que me deixaram com muita vontade de retornar para conhecer. Se você também tem um amor por ilhas, vem comigo nessa?

divisoria-ondas-ak.png

Antes de falarmos sobre as ilhas, é importante destacar que a época do ano que você escolhe vai interferir completamente no seu roteiro já que algumas destas ihas só "existem" durante o verão, ou seja, na alta temporada. Até mesmo para se deslocar entre as ilhas pode ser muito difícil durante a baixa temporada, pois os ferries operam com uma frequência bem menor.

Dito isto, podemos seguir nossa navegação pelas ilhas croatas que mais curti, lembrando que estive lá durante o verão de 2019 e aproveitei demais cada mergulho, cada festa e cada pôr do sol. Vamos lá:

Pag

ilha-de-pag-croacia.jpg

É a Ibiza da Croácia, com muita movimentação de jovens (com média de idade de 22 anos) durante o verão europeu. Lá dentro fica Zrce Beach, a praia que agrupa diversos beach clubs, como o famoso NOA, além de um bungee jump na areia! Sim, a ilha de louco mesmo, mas se essa é a sua vibe, se joga!

A ilha também conta com um centrinho bem legal em Novalja, com muitos bares e restaurantes. Além disso você pode fazer um passeio de barco para conhecer as rochas calcárias super típicas da região. Eu, particularmente, nunca tinha visto nada igual!

passeio-barco-croacia.jpg

Fiz um post completo mostrando mais detalhes:

Como curtir tarde e noite em Zrce Beach, na Ilha de PAG

Vis

ilha-vis-croacia.jpg

Ilha onde foram filmadas várias cenas do filme Mamma Mia! Pois é, muitas das cenas NÃO foram filmadas na Grécia, para a nossa decepção - ou não. Adorei conhecer Vis por esse motivo e por muitos outros.

Vis é na verdade um arquipélago de 3 ilhas pequenas, o mais distante do continente. Até 1989, não era possível entrar na ilha por ser um centro militar da ex-Iugoslávia. Mas ainda bem que foi aberto para que a gente possa conhecer essa beleza!

Se você tiver a oportunidade de jantar durante o pôr do sol no Fort George, uma fortaleza no alto da montanha, não perca essa experiência! Foi, sem dúvidas, um dos pontos altos do passeio pelas ilhas. O local também hospeda casamentos maravilhoso - nem imagino como seria a emoção de casar por lá!

Você pode explorar a cidade de Vis a pé ou alugar um carro, uma scooter, bike ou um quadriciclo para explorar os lugares mais distantes, como as montanhas e praias de piscina natural como a Stiniva. Não deixe de conhecer as cavernas Azul e Verde, você pode fazer passeios até lá.

Vis é conhecida mundialmente pela excelente gastronomia, com peixes e frutos do mar ultrafrescos, e também pela produção de vinhos Vugava (branco) e Plavac (vermelho).

Cuidado pois a ilha não abriga muitos hoteis, então pode ser mais válido fazer um bate e volta num passeio de barco, ou aportar por lá, caso você tenha a chance de dormir no barco. Sugiro tirar dois dias para ficar em Vis.

Hvar

ilha-hvar-croacia.jpg

Bem diferente de Vis que é uma ilha tranquila, Hvar possui muita vida noturna! É, provavelmente, a ilha mais famosa da Croácia. Possui hoteis bem charmosos e exclusivos, assim como restaurantes e bares, principalmente em Hvar Town, que é o centrinho da cidade.

Como se trata de uma ilha longa, ela possui diversas praias, das mais agitadas às mais isoladas. Você pode fazer mergulhos, visitar pontos turísticos e curtir o pôr do sol no Hula Hula Beach Club ou pegar um barco de viagem curtinha para o Carpe Diem, onde rolam altas festas!

Além disso, você pode passear pelos pontos turísticos como a Catedral da Praça Principal, chamada Santo Estevão e aproveitar para tomar um sorvete por lá, conhecer a Fortaleza Espanhola e tirar altas fotos da paisagem, ou apenas passear pela Riva, que é o calçadão de Hvar Town.

roteiro-ilhas-croacia.jpg

À noite, vale a pena jantar num restaurante legal, de preferência PIZZA! E depois partir para o Kiva Bar e outros bares da região que ficam abertos até altas horas. O Kiva fica lotado durante o verão, então você pode e deve aproveitar também o entorno do bar.

Vale a pena conhecer também a baía de Stari Grad, principalmente se você estiver de barco particular! Que lugar incrível!

Palmizana

ilha-palmizana-croacia.jpg

Uma cidade complementar a Hvar, onde muita gente se hospeda e pega o barco para Hvar. É mais barato se hospedar ali, e também possui uma marina onde muitos barcos aportam, como foi o meu caso. De lá para Hvar Town é coisa de 10 minutos de boat taxi, e se você tiver a oportunidade de conhecer Palmizana, tem muitos cantinhos escondidos por lá.

É lá que fica também o Laganini Lounge Bar & Fish House, que pode ser uma boa pedida para almoço, mesmo você estando hospedada em Hvar. A caminhada do porto até a praia onde fica o Laganini é bem rústica e interessante, mas você pode chegar de barco direto na praia. Acho válido um mergulho por lá!

Brac

ilha-brac-croacia.jpg

Brač é a maior ilha da Dalmácia. Então para ser mais especifica, vou falar de Bol, o lugar que conheci dentro da Ilha de Brac. A praia mais famosa de lá se chama Zlatni Rat, ou Golden Horn, pois se trata de uma faixa de areia com o formato de chifre. Nessa praia você pode praticar Kite Surf, pois o vento é ideal para quem curte o esporte.

Você pode chegar até essa praia caminhando a partir do porto. É uma caminhada longa, mas muito, muito linda, cheia de pontos para ir parando e observando! Eu amei! Na volta você pode pegar um táxi ou um barco-táxi de volta para o porto. Nessa praia também tem um beach club legal, mas acabei não entrando.

guia-ilhas-croacia.jpg

A cidadezinha de Bol, próxima ao porto, é cheia de restaurantes charmosos para almoçar e jantar. Parece uma cidadezinha medieval, ótima para ir em casal num estilo romântico! Mas você também pode ir num clima mais noturno e conhecer o 585 Club e o Ella Club, duas boates bem estruturadas. Elas ficam atrás da praia que eu mencionei acima. Para chegar basta pegar o trenzinho da cidade que funciona a noite!

Ou seja, existem várias formas de curtir a ilha de Brac na Croácia!

Agora vou falar de duas ilhas que não consegui visitar por conta de tempo: a primeira por mau tempo e a segunda por falta de tempo mesmo, rs!

Lokrum

ilha-lokrum-croacia.jpg

Esta ilha estava nos planos, mas por conta do mau tempo, não conseguimos ir. Pra você ter uma noção, não estavam mais saindo ferries de Dubrovnik para lá, que é bem perto, cerca de 700 metros da costa! Lokrum é uma ilha inabitada, onde não entram carros. Possui um parque natural incrível e deve ser lindo para quem ama a natureza.

Ficou bastante conhecida pelos fãs de GOT pois algumas das cenas da série foram gravadas lá no mosteiro beneditino construído perto do ano 1.000. A ilha abriga também um Museu de Ciências Naturais e é o cenário de um Mar Morto, um pequeno lago de sal conectado ao mar por cavernas subterrâneas, em que é muito fácil flutuar devido à alta salinidade da água.

Espia também:

Dubrovnik: super guia de viagem

Mljet

parque-mljet-croacia.jpg

Passei na entrada do Parque Nacional de Mljet durante minha viagem de Split para Dubrovnik de ônibus, mas infelizmente não tive tempo de entrar para explorar. Você pode ir pela estrada e de lá pegar um barco ou ir de Dubrovnik, por exemplo, direto de barco. No parque não entram motos nem carros.

Achei na internet uma descrição bem legal para vocês: “Vai parecer quase estranho conhecer as aldeias e vilarejos habitados da ilha no meio das colinas e da vegetação: você vai ver cavernas, montanhas e até dois grandes lagos salgados, Veliko Jezero e Malo Jezero, bacias marítimas que repousam no coração de Mjiet. É claro que, se você ama fazer trekking, não pode perder esta pérola da Croácia!" - CostaCruzeiros.com

A cor da água ali é uma coisa diferente. Olhando de fora você já consegue ver a maravilha que é esse lugar, não tenho palavras para descrever o quanto quero conhecer essa ilha!

Meu sonho é poder voltar aqui nesse post e dar check nessas duas ilhas! A Croácia é um país realmente maravilhoso, principalmente em relação à belezas naturais, e aqui no blog tem vários e vários posts sobre esse destino.


Espia só:

Krka National Park: dicas para visitar o parque das cachoeiras na Croácia

Plitvice Lakes: dicas para visitar o parque mais famoso da Croácia

Dicas para curtir um fim de tarde em Zadar: Tributo ao Sol e Órgão do Mar

Vale a pena alugar carro na Croácia? Como levamos 4 multas em 5 dias de viagem

verao-croacia-ilhas.jpg

Outras ilhas que eu gostaria de conhecer são: Korcula, Scedro, Sipan e Solta.

Se você curtiu esse post, não deixa de checar os outros posts do blog e comentar aqui embaixo, pois vai me ajudar muito a saber se estou sendo útil para você no seu planejamento. Obrigada! :)

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-ondas-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR


Dicas para curtir um fim de tarde em Sibenik, Croácia

vinho-croacia-archie.jpg

Confesso que nunca tinha ouvido falar em Šibenik antes de estar lá do lado dessa cidadezinha super charmosa na Croácia! Você já ouviu alguma coisa sobre ela?

Pois bem, seguindo a dica de algumas pessoas quando estávamos em Split, resolvemos incluir uma passagem em Šibenik para assistir ao pôr do sol logo depois da nossa visita ao parque Krka, já que a cidade fica bem próxima ao parque.

Não me arrependi e nesse post vou contar o por quê você deveria conhecer Šibenik também durante sua viagem para a Croácia! Vem comigo!

Leia também: Croácia: infos, roteiros & dicas

divisoria-amor-ak.png

Primeiro de tudo, precisamos deixar claro que Šibenik, localizada na costa da Dalmácia, é um patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO! É lá que o rio Krka (aquele do famoso parque natural) desemboca no Mar Adriático. Além disso, é uma cidade bastante histórica e por isso merece tanta atenção.

A Catedral de St. James é um mix do período do Renascimento com a arte gótica, e por isso tão importante para o país. Šibenik foi também uma das primeiras cidades a ter iluminação elétrica nas ruas, antes mesmo de cidades como Londres, Paris e Barcelona.

Com população de 51,553 habitantes, Šibenik é o centro político, educacional, de transporte, industrial e turístico do condado de Šibenik-Knin. Aqui estão algumas dicas para você curtir um fim de tarde na cidade!

divisoria-amor-ak.png

1- Lembre-se de pagar o public parking assim que estacionar

Estacionamos na orla, bem em frente à catedral para tirarmos algumas fotos antes de caminharmos pela cidadezinha. Acontece que os 5 minutos que iríamos tirar fotos se tornaram 12 minutos e com isso levamos uma bela de uma multa!

Na Croácia eles são muito exigentes com o pagamento dos public parkings e você só tem 5 minutos de tolerância. Quando procuramos alguém para reivindicar não havia absolutamente ninguém que poderia nos ajudar! Apesar de os croatas serem extremamente solícitos, tem horas que eles simplesmente não podem fazer nada por nós.

Então para que esse detalhe não interfira no seu passeio, estacione o seu carro e imediatamente procure um totem de pagamento. Daí sim você pode ficar livre para passear bastante!

Leia também:

Vale a pena alugar carro na Croácia? Como levamos 4 multas em 5 dias de viagem

divisoria-amor-ak.png

2- visite a Catedral de St. James

A Catedral de St. James de Šibenik começou a ser construída em 1431 foi terminada em 1536. Como eu disse mais em cima, ela é muito importante para os croatas, como um símbolo arquitetônico de orgulho para eles.

Ela pode ser visitada todos os dias mediante um ingresso bem em conta, e os horários variam em função da época do ano. No meu caso, como cheguei bem tarde, a entrada já estava fechando, por isso optamos por observá-la apenas do lado de fora e deixarmos para ver o espetáculo do pôr do sol, mas se tivéssemos chegado mais cedo, com certeza entraríamos para conhecer.

Tudo funciona bem perto da Catedral e por isso ela é um bom ponto de partida para explorar a cidadezinha, que tem ruas estreitas e cheias de escadarias. Na hora do pôr do sol fica ainda mais especial pois a cor da cidade muda ficando meio rosada. Linda demais!

catedral-st-james.jpg
arco-foto-sibenik.jpg
sibenik-cidade-patrimonio.jpg
croacia-guia-de-viagem.jpg

3- Caminhe pela orla

Durante sua caminhada observe os barquinhos e também as construções locais. Você vai ver que a cidade é um charme! Me lembrou um pouco Carmel, na Califórnia.

fim-de-tarde-em-sibenik.jpg
onde-ir-na-croacia.jpg

Vimos muitas roupas penduradas para fora você da janela, como nas cenas de filmes. Pelo menos no centro boa parte das construções são de pedra e as janelas verdes. Não sabíamos o motivo, mas quando visitamos Dubrovnik, um motorista de Uber nos contou que era para diferenciar as janelas da Itália, que eram azuis, durante o período da conquista. Não sabemos se é verdade mas faz sentido!

down-town-sibenik.jpg
IMG_0883.jpg
old-town-croacia.jpg
divisoria-amor-ak.png

4- Escolha um local para beber um bom vinho croata

Escolhemos o restaurante Archie, que fica bem de frente para a orla, e você pode escolher ficar do lado de dentro ou no terrace, como eles chamam o anexo. Decidimos ficar mais confortáveis no sofazinho e pedir uma comidinha e um vinho ali mesmo. Foi um fim de tarde super agradável, e sem dúvidas, um dos pontos altos da viagem!

restaurante-logo.jpg
archie-restaurante-sibenik.jpg
onde-comer-em-sibenik.jpg
jantar-mediterraneo-peixe.jpg
sobremesa-croacia.jpg

Esse na verdade foi o nosso jantar, já que o sol se põe muito tarde durante o verão na Croácia, por volta das 21h. Aqui no Brasil não estamos acostumadas a jantar de dia, mas lá a fome bate e é isso! Rs! Aproveitamos para brindar a vida, e a nossa viagem incrível! E a nossa multa também, por que não? Hahahha

brinde-a-vida.jpg
divisoria-amor-ak.png

5- Espere a noite cair para ver a cidade toda iluminada

Essa dica é boa: se você não tiver horário para ir embora de Šibenik, espere a noite cair porque a cidade também fica lindo à noite, toda iluminada. Parecia que estávamos dentro de um cenário de filme…

Partimos então pra dormir em Split, outra cidade imperdível na costa da Croácia!

noite-em-sibenik.jpg
divisoria-amor-ak.png

Se você, assim como eu ama explorar uma cidadezinha pequena e charmosa, você vai amar Šibenik! Ah, e se curtiu esse post, comenta aqui pra eu saber e deixa sua sugestão para os próximos!

Espia também:

Krka National Park: dicas para visitar o parque das cachoeiras na Croácia

Dubrovnik: super guia de viagem

Dicas para curtir um fim de tarde em Zadar: Tributo ao Sol e Órgão do Mar

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Como incluir a Grécia no seu roteiro usando múltiplos destinos

FIM-DE-TARDE-AVIAO.jpg

Conhecer a Grécia deve ser um sonho em comum para todos os seres humanos que não sejam gregos. Se você concorda comigo, e também tem vontade de incluir a Grécia no seu roteiro pelo menos uma vez na vida, tenho boas notícias: pode ir se preparando!

Artboard 1 copy 5.png
PRAIA-MYKONOS-PANORMOS.jpg

Realizando um sonho


Viajar para a Grécia estava nos meus planos desde 2008, quando assisti o musical Mamma Mia! e me apaixonei pelos cenários e estilo de vida local. A vibe hippie, as comidas fresh e as praias com águas cristalinas não podiam decepcionar, certo?

Dez anos depois de tanto sonhar, eu e uma amiga decidimos tentar incluir a Grécia em nosso roteiro, que tinha apenas a Croácia como destino. Isso porque, viajar para a Croácia acaba sendo um dos países mais baratos da Europa pelo fato da moeda local ser KUNAS e não o EURO.

Então… decisão tomada, começamos a pesquisar por MÚLTIPLOS DESTINOS em vários sites como Kayak, Decolar e SkyScanner, e tcharãm… para a nossa surpresa o vôo de ida e volta para a Europa com parada na Grécia e mais um trecho extra entre Grécia e Croácia saía pelo MESMO PREÇO do vôo Brasil - Croácia com retorno.

Resumindo: não pagamos nada para incluir um vôo a mais, que realizaria nosso sonho de conhecer a Grécia. Sabe aquela história de que quem corre atrás consegue tudo? Assim, o resultado final foi:

• Vôo 1: Rio - Madri - Atenas

• Vôo 2: Mykonos - Zagreb

• Vôo 3: Zagreb - Madri - Atenas

Reparem que voamos com o destino Atenas, e depois saímos de Mykonos para a Croácia. Isso porque escolhemos pegar um ferry de Atenas para conhecer Mykonos, mas se tivéssemos escolhido sair de Atenas seria o mesmo preço. Assim como… seria o mesmo preço ter voado Rio - Madri - Zagreb e Zagreb - Madri - Rio.

Escrevi todos esses parágrafos com o objetivo de encorajar você a SEMPRE procurar por múltiplos destinos e assim realizar seu sonho de conhecer a Grécia e cada vez mais conhecer o mundo!

Leia também: Voando pela primeira vez de IBERIA no trecho Rio-Madri-Atenas

Artboard 1 copy 5.png

Mas e na prática, como eu faço?


Passo 1: Abra os sites abaixo em diferentes guias e selecione "várias cidades" ou "multidestinos"

Decolar

SkyScanner

Kayak

Eu fechei esse pacote pelo Decolar, que me ofereceu os melhores preços, mas é sempre bom pesquisar em todos. Os trechos incluíam duas companhias aéreas: Iberia e Austrian Airlines.

Você também pode tentar buscar múltiplos destinos dentro dos sites das companhias, mas provavelmente encontrará preços mais altos. Faça o teste e comprove!

SOBREVOANDO-A-ESPANHA.jpg

Passo 2: Coloque quantos destinos você quiser, adicione cidades, troque as datas, brinque, experimente.

Dessa forma, você vai conseguir encontrar a opção que mais se encaixa no seu bolso. Se você tem bastante flexibilidade em relação à datas, maiores as chances de encontrar o pacote perfeito.


Passo 3: Depois de muito pesquisar e encontrar o seu pacote, é hora de incluir o seu cartão, podendo parcelar em várias vezes!

Eu sempre tento colocar um número de parcelas que eu termine de pagar antes da viagem acontecer para que sobre espaço no cartão para fazer algumas compras durante a viagem e não ficar com aquela sensação de que "voltei de viagem e ainda tenho que pagar por ela".

Nesse caso fechamos a viagem 4 meses antes, então parcelamos em 4 vezes. Mas você pode escolher parcelar normalmente em até 12x.


Passo 4: Comece a planejar o roteiro com a quantidade de dias em cada lugar. Aqui no blog tem dicas de centenas de destinos para você!

Mesmo com os vôos fechados - ideal que você tenha feito um planejamento básico prévio - você ainda pode escolher alugar um carro e conhecer diversos destinos antes de retornar, ou quem sabe explorar os destinos por barco. Essa etapa também demanda bastante pesquisa, mas vale muito a pena, pois você pode transformar sua viagem que seria ok, numa SUPER VIAGEM!

Leia também:

ATENAS: SUPER GUIA DE VIAGEM

MYKONOS: SUPER GUIA DE VIAGEM


Passo 5: Reserve seus hoteis pelo Booking com cancelamento grátis antes da chegada.

Dessa forma, se você resolver mudar o seu roteiro ao longo dos meses, você consegue garantir seu dinheiro de volta. Sempre tento fazer dessa forma e funciona muito bem. Sabia que aqui no blog você também encontra várias dicas de hospedagem? ;)

Leia também:

GRÉCIA: INFOS, ROTEIROS & DICAS

8 DICAS PARA VISITAR A ACRÓPOLE SEM CAIR EM FURADAS

Por último, CURTA MUITO E SEJA FELIZ!

Depois deixe um comentário dizendo se funcionou para você!

ak-separador-de-post-1.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR