Como curtir tarde e noite em Zrce Beach, na Ilha de PAG

croacia-diversao-garantida.jpg

A Ibiza da Croácia. Um dos destinos mais populares do verão Europeu para quem curte festas e festivais é Novalja, uma região dentro da Ilha de Pag na Croácia. Estive lá por 2 noites e vou contar para vocês tudo que achei sobre esse destino super jovem!

A cidade vem atraindo cada vez mais gente nova desde uns 10 anos atrás quando os beach clubs começaram a crescer na praia de Zrce. Não que o destino seja exclusivo para jovens, mas eu não iria se não tivesse interesse nas festas, pois a cidade respira música eletrônica, e as praias não tem nada que perca para outros destinos croatas.

Vem saber o que esse destino tem a oferecer!

divisoria-ondas-ak.png

Sobre Novalja



A Zrce beach fica ao norte da ilha de Pag, numa cidade chamada Novalja, pertinho de Zadar. É considerado norte do país.

A cidade conta com a presença de um público MEGA jovem e com muita movimentação no verão, principalmente em julho e agosto, meses de férias de verão no hemisfério norte. Pra gente também é um bom mês, pois é inverno por aqui, e eu por exemplo corro do inverno!

Os últimos dois anos passei o inverno na Europa, e o lado negativo é apenas a questão dos altos preços e procura por hospedagens, mas vale a pena por conta da programação e animação pelo menos nos principais destinos como Ibiza, Saint Tropez, Hvar, Mykonos e Barcelona.

Voltando a Novalja, esse é um destino que recebe mais de um milhão de turistas todo verão. Além das festas, é um ótimo destino para bares e restaurantes, uma pena que eu não tenha conseguido explorar tanto a cena gastronômica de Novalja. Só comi sanduíches e hambúrguer! Hahaah

restaurantes-em-novalja.jpg

Fiquei hospedada no centrinho de Novalja, perto de lugares bem legais, mas meio muvucado. Tem muitos camelôs, barraquinhas e lojinhas vendendo de tudo: roupas, chinelos, plásticos para proteger o celular da água, boias, copos e bebidas, muitas bebidas!

Apesar de eu AMAR uma festa, já me sinto um pouco mal perto de pessoas super bêbadas gritando na rua. Me senti num carnaval, sabe? Além disso, não tive muito pique para sair à noite, apenas à tarde. Mas confesso que amei a experiência!

divisoria-ondas-ak.png

Os principais Beach Clubs


Para situar você que ainda não conhece, são vários beach clubs espalhados pela praia de Zrce, todos com bastante estrutura de bar, música e ingresso. A média de idade fica em torno dos 20 anos de idade, até uns 24 no máximo. Não vi muita gente com 28 anos como eu, mas para quem tem espírito jovem, isso não é um problema. Rs!

Antes de pensar em ir, se pergunte: você curte música eletrônica? Pois é basicamente o que vai tocar por lá! Daquelas super altas, que tremem todo o local. Se não é seu perfil de festa, não vá! Durante o dia, a entrada nos clubes é free, paga-se apenas o que consumir. À noite eles cobram entrada dependendo da festa ou atração.

A praia de Zrce é rodeada por 4 beach clubs que animam a cidade. Passei por todos e o que mais me chamou a atenção foi o Papaya, apesar de ser o mais caro deles, não é tão bagunçado e a frequência parece ser melhor. Mas o mais famoso é o NOA, então passei quase todo o meu tempo lá e não me arrependo.

noa-beach-club-zrce.jpg

Aconselho a entrar nos sites e ver a programação que mais te agrada na época que estiver por lá. Os clubs costumam se alternar com atrações e eventos especiais durante o verão como festas no barco de dia e atrações com DJs internacionais à noite, com festa garantida até o nascer do sol.

• Noa: NOA um dos mais antigos de Zrce, fica em um deck em cima do mar, onde você pode pegar sol e mergulhar. Tem também diversas piscinas piscinas e 11 bares, além de um palco principal com DJ e um segundo, um pouco menor também com DJ e "animador”. O lugar é um mundo!

• Aquarius: Durante o dia é um beach bar e restaurante, passamos por ele mas estava muito vazio. No final da tarde rola um “after beach” e a noite a festa continua, ficando mais animado. Não cheguei a entrar mas curti as fotos que encontrei!

• Kalypso: É o beach club pioneiro em Zrce, foi ali que tudo começou, fica na ponta esquerda da praia. É a casa de diversos festivais famosos como Hideout, Sonus entre outros.

• Euphoria: é o club central da praia de Zrce, focado nas tendências da música eletrônica. Como ele fica bem em frente ao estacionamento, você vai chegar e vê-lo antes de ver todos os outros clubs. No dia em que saímos do NOA, já era noite, por volta das 22h e a festa na Euphoria estava bombando.

• Rocks: confesso que nem tinha ouvido falar nesse, mas se está lá também deve ser maneiro. Caso você passe uma semana inteira em Pag, como muita gente faz nas férias, provavelmente vai querer conhecer todos os clubs, incluindo o Rocks. Como só tinha 2 dias, eu não fui.

• Cocomo: fica no centro de Novalja, que também vale a pena conhecer. É um clube bem legal que o pessoal costuma ir antes das grandes festas para fazer pré, ou esquenta. Caso não queria ir para as grandes festas de Zrce Beach, pode curtir a noite por lá também. Quando passamos na porta a moça estava oferecendo entrada VIP para as meninas.

Entre final de maio e final de agosto, você vai encontrar festas todos os dias na cidade. Não só nos beach clubs, mas toda a estrutura das ruas é pensada em festa. Preste atenção também nas festas no barco com e sem open bar. Escolhemos ir na Festini, uma festa organizada pelo NOA porque achamos que seria mais organizada do que outras.

festini-party-boat.jpg
party-boat-by-noa.jpg

No próprio centrinho de Novalja, onde a maioria das pessoas se hospeda, há venda de ingressos para todas as atrações de Zrce, tanto para os beach clubs quanto apara as festas no barco.

Se você encontrar as promoters na rua, você pode negociar ingressos mais baratos caso esteja com mulheres ou num grupo grande.

Não deixe de provar as bebidas locais: Cerveja Karlovacko e o destilado Rakija e de levar suas kunas em espécie porque alguns bares não aceitam cartões.

divisoria-ondas-ak.png

A praia e o por do sol

Apesar de ser considerada a Ibiza da Croácia, a praia de Zrce é muito diferente de tudo que já vi. Em Ibiza os clubes ficam um pouco afastados um do outro, Zrce é um colado no outro. Tem um clima de cidade pequena e você esbarra com as mesmas pessoas o tempo todo.

A praia toda é voltada para festas e curtição, não tem famílias passando férias em Zrce, por exemplo! Tem até jet ski com wakeboard e bungee jump! A praia é de pedrinhas como a maioria da Croácia e a água do mar é bem gelada. Você não precisa necessariamente entrar num beach club para curtir, basta simplesmente sentar na praia e ficar escutando a musica de algum lugar.

bungee-jump-zrce-beach.jpg

Além disso, há várias barraquinhas oferecendo comida como fatias de pizza, sanduíches, doces, etc. em frente aos clubs, porque acho que em momentos de festa eles não vendem comida. Pelo menos eu não vi! Saí do NOA e fui direto na fatia de pizza que por sinal estava uma delícia! A pizza na Croácia é realmente muito boa porque se aproxima a qualidade da pizza italiana.

Por último, você precisa ver o por do sol nessa praia! É a coisa mais linda. Voltamos do passeio de barco justamente na hora do por do sol e foi lindo! Por isso que eu digo: vale a pena conhecer Zrce não só a noite, mas também durante a tarde.

por-do-sol-croacia.jpg
sunset-zrce-beach.jpg
divisoria-ondas-ak.png

Como chegar

Provavelmente você vai se hospedar perto do centrinho de Novalja, onde estão a maioria das hospedagens e casas para alugar. Isso não vai ser um problema para você caso não queira usar o carro e beber, o que realmente não faz muito sentido.

A locomoção em Pag me lembrou muito Ibiza por conta dos party bus, o ônibus que tem horários definidos para sair e te levam para as festas. No caso de Ibiza ele vai parando de boate em boate, já em Pag ele faz o trajeto Centro de Novalja - Zrce Beach. Você fica no ponto final e de lá vai andando até o seu beach club favorito.

Por isso achei muito fácil o acesso através de ônibus municipais. Tem diversos pontos de ônibus espalhados e a galera já vai para a festa animada bebendo dentro do ônibus. Demais! Me arrependo só de não ter fotografado essas cenas para postar aqui no blog.

melhores-festas-europa.jpg

Ainda ficou alguma dúvida sobre como curtir Zrce Beach na Croácia? Deixa aqui nos comentários.

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-ondas-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR


Vale a pena alugar carro na Croácia? Como levamos 4 multas em 5 dias de viagem

aluguel-de-carro-croacia.jpg

Então você resolveu escolher a Croácia como destino das próximas férias e para isso vai alugar um carro. Dessa forma, você tem liberdade de entrar e sair das cidades na hora que quiser, chegar em lugares mais afastados e conhecer a linda costa do mar Adriático, numa roadtrip inesquecível. Certo?

Antes de tudo que vou mencionar nesse post, queria dizer que sim, eu te dou um super apoio nessa aventura! Vai ser de fato, uma das viagens mais incríveis da sua vida, mas não deixa de ler esse post para evitar algumas situações bem desnecessárias que passei com o aluguel do carro. Vem saber mais!

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Requisitos


Ao todo, a Croácia possui mais de 56 mil km quadrados de extensão, o que torna o país bem convidativo para ser percorrido de carro. Em poucas horas você chega de uma cidade turística a outra mais charmosa ainda. Nesse post falei um pouco mais sobre meu roteiro no país.

Para alugar um carro na Croácia, o condutor deve ter no mínimo 21 anos de idade, mas a idade mínima pode variar de acordo com a categoria do veículo, e deve estar habilitado há pelo menos 1 ano no Brasil e claro, com carteira válida. Você não precisa ter a carteira internacional de habilitação, mas se tiver, acho sempre melhor.

Condutores menores de 25 anos podem ser cobrados de uma taxa adicional para "condutor jovem" que é paga lá mesmo na locadora. Ainda bem que já passamos dessa fase. Além disso, caso queira adicionar um outro condutor, também vai haver uma cobrança extra para cobrir o seguro dos dois ou mais motoristas.

Se você pretende fazer travessia de fronteiras para países vizinhos ou visitar países do Leste Europeu, é bom informar no momento da reserva, pois assim a empresa vai te dar maiores detalhes sobre a travessia. Este tipo de aluguel está sujeito à aprovação prévia, pois varia de acordo com a categoria do veículo alugado e o itinerário também.

Em nosso caso, escolhemos retirar o carro em Zagreb e devolvê-lo em Split, mais ao sul, o que chamamos de one-way, quando não retornamos com o carro para o mesmo local de retirada. O one-way pode ser doméstico ou internacional, e para o último estão disponíveis apenas entre determinados destinos, ou seja, você não pode largar o carro em qualquer país europeu.

Além disso, pode ter que pagar uma taxa extra. Por isso que eu digo: planejamento é essencial!

alugando-carro-aeroporto-zagreb.jpg

Em nosso caso ficou assim:

Retirada dia 15/07 no Aeroporto de Zagreb
Devolução dia 20/07 no Centro de Split

Nós optamos por reservar o carro pela internet, no site Rentalcars.com com a empresa AvantCar, numa categora "Polo ou similar". Chegando lá, o carro era um modelo que não conhecemos aqui no Brasil, mas que funcionou bem para nós duas. Ah, e o ar condicionado é essencial no verão! Obs: algumas das opções não tinham ar incluído (ainda existe isso em 2019?).

Reservamos o aluguel com 40 dias de antecedência usando um cartão internacional, e o valor cobrado foi em dólares. Chegando no guichê pagamos um valor extra calção a ser devolvido no check out do carro. Foi tudo muito fácil e tranquilo, por isso indico esse aluguel no Rentalcars.

motorista-viagem-carro-croacia.jpg
divisoria-folhas-verdes-ak.png

Estacionamento Público


Para estacionar nos estacionamentos públicos, você precisa comprar o ticket numa máquina e deixá-lo visível no carro, pois um fiscal passa verificando de carro em carro. E embora você nunca veja esse fiscal, pode ter certeza de que ele vai aparecer quando você menos esperar. Na Croácia não dá para burlar as leis!

Quando encontrar a máquina, você tem que depositar um valor proporcional ao tempo que você vai deixar o carro ali. Em grandes cidades, você pode estacionar o seu carro em diferentes "zonas coloridas". Zonas vermelhas permitem estacionamento para uma hora, zonas amarelas por 2 horas e zonas verdes por 3 horas, mas você pode sempre voltar e incluir mais horas.

Os dois últimos são mais baratos do que o estacionamento zona vermelha. Quando comprar o ticket, sempre deixe-o bem visível em seu painel. Os domingos são normalmente livres, mas é melhor confirmar antes. Se precisar, peça ajuda a algum local, mas não deixe seu carro sem entender se você realmente pode fazer isso.

estacionamento-publico-zadar.jpg

Algumas máquinas não aceitam cartão, então é bom que você tenha dinheiro trocado tanto para pagar os estacionamentos quanto os pedágios. Toda vez que você sair de uma auto-estrada e entrar numa rodovia você terá essa cobrança de pedágio. Vou explicar isso mais embaixo.

Dormindo o carro na rua

Alguns estacionamentos públicos incluem o período noturno, e você só precisa voltar a pagar na manhã seguinte caso queira deixar seu carro dormindo na rua. O horário de retirada do carro vai aparecer impresso no ticket.

Se você comprar 3 horas e deixar o carro faltando uma hora para "fechar" o estacionamento ainda terá 2 horas de uso pela manhã. Parece complexo, mas procure entender bem essas regras que você não terá problemas. O nosso erro foi não ter procurado saber sobre, então só entendíamos depois que recebíamos as multas.

Período de tolerância

Como eu não dirijo nunca, minha vida é baseada em andar de Uber, eu esquecia constantemente esses detalhes de pagamento. Por exemplo, muitas vezes estacionávamos em algum lugar e antes de encontrar a máquina de pagamento, parávamos para tirar algumas fotos, e pronto! Lá estava a multa por ter excedido o limite de tolerância de 5 minutos.

Foi por aí que conseguimos juntar 3 multas de estacionamento, duas delas no mesmo dia, e uma multa de velocidade, que é feita para pegar turista mesmo. Tá aí a importância de ler blogs antes de viajar!

transitando-pela-croacia-de-carro.jpg
divisoria-folhas-verdes-ak.png

Limites de Velociade


Os limites de velocidade na Croácia são:

  • Zonas Urbanas: 50 km /h

  • Rodovias secundárias: 80 km /h

  • Auto-estradas: 130 km/h

Obviamente passamos por todos os três tipos de estradas, todas elas bem pavimentadas.

estrada-norte-croacia.jpg

O que aconteceu quando tomamos a multa por velocidade: era uma estrada de 80 km/h e do nada, sem aviso prévio, entrávamos numa zona urbana de 50km/h. Numa dessas, logo após uma curva, estava um guarda de trânsito com um aparelho medindo a velocidade dos carros e assim que nos aproximamos ele nos pediu para parar.

Depois é que fui saber que esse procedimento é comum por lá, justamente para ganhar dinheiro de turista, vê se pode? Eles começam pedindo um valor muito alto, até você chorar e ele baixar o valor. Como éramos brasileiras, o nosso guarda deu uma trégua, eu acho, por nos cobrar "pouco", que para nós era muito.

O guarda não falava inglês, então tivemos que usar o Google Translator para falar em Croata! Foi uma cena inusitada, mas no final das contas ele conseguiu explicar que estávamos bem acima do limite (em torno de 70km/h, ou seja, bem acima mesmo!), pediu nossos documentos e aplicou uma multa ali mesmo na hora. Pagamos com um aperto no coração, cerca de 180 kunas. Até hoje não lembro de ter visto sinalização para diminuir a velocidade, mas ok.

dirigindo-pela-croacia.jpg

Não era eu quem estava dirigindo, mas mesmo assim ficava assustada pois os outros carros andavam sempre em velocidades muito maiores que a nossa nas rodovias, e ainda assim fomos nós quem levamos a multa. Nas auto-estradas víamos carros a quase 200km/h passando por nós. Mas acho que onde eles aplicam as multas são nas zonas urbanas de fato, onde compromete o maior número de acidentes.

Por isso é importante ficar sempre ligada nos limites de velocidade que mudam a todo o tempo, e quando eu voltar para a Croácia vou prestar bem atenção nisso.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Pagamento das multas


Sobre o pagamento das multas de infração de estacionamento, poderiam ser feitos em qualquer banco com dinheiro em espécie mesmo. Os bancos de lá são bem tranquilos e vazios, então não chegamos a perder muito tempo com isso, mas que é chato é.

As multas de estacionamento variavam entre 30 e 60 reais aproximadamente. Já a multa por velocidade saiu em torno de 180 reais. Fica fácil fazer a conversão pois a Kuna, moeda da Croácia vale quase a mesma coisa que o real, pelo menos no ano de 2019, quando fomos.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Dicas

Postos de Gasolina

Nas principais cidades, o horário de funcionamento dos postos é de 06h às 22h. Certifique-se de encher o seu tanque, uma vez que pode ser difícil encontrar postos de gasolina em alguns locais. Nós enchemos uma vez na estrada de Novalja para Zadar, que foi a metade da viagem.

Verifique no contrato se a devolução deve ser feita com tanque cheio ou vazio. No nosso caso retiramos com tanque cheio e devolvemos também com tanque cheio, o que foi um pouco complicado pois tínhamos horário para a devolução e não lembramos de encher o tanque antes de retornar.

abastecendo-carro-croacia.jpg
cupom-fiscal-gasolina-croacia.jpg

Pedágio

As auto-estradas croatas são excelentes, nunca vi nada igual. Simplesmente perfeitas mesmo! Mas para esse cuidado todo, eles cobram muitos pedágios. E a diferença é que no contrário do Brasil, na Croácia você paga pela distância percorrida.

Funciona da seguinte forma: no primeiro posto de pedágio você pega um papel e você só saberá o valor da tarifa no momento que deixar aquela estrada, quando devolvê-lo ao atendente que irá calcular o valor. Então é super justo porque você paga proporcional ao que anda.

Sobre as tarifas, não são altas. Cada pedágio fica entre 2 e 5 kunas, mais ou menos. Mas lembre-se de ter sempre trocados na bolsa ou no carro para facilitar o pagamento.

pedagio-estrada-croacia.jpg

Túneis

Sinto que já estou prolongando bastante esse post, mas não posso deixar de mencionar como os túneis são incríveis na Croácia! Como é um país com muitas montanhas, de norte a sul, você provavelmente vai passar por diversos túneis na sua roadtrip.

O mais legal é que os túneis são muito iluminados, parecem uma grande festa, juro! Incrível o cuidado em sinalizar tudo, muitas vezes em túneis quilométricos. Não deixe de reparar.

tuneis-estrada-croacia.jpg

Carro em cidades antigas

O que fizemos em cidades como Split e Dubrovnik foi: deixar o carro no estacionamento do hotel e se locomover com Uber, pois não existe estacionamento fácil perto dos locais mais turísticos. Seria fácil demais, né?

Aliás, dentro de qualquer "old town” é permitido andar a pé - salvo algumas excessões - , então você vai encontrar os portões de entrada nessas cidades com restrições a automóveis, vai acabar tendo que deixar seu carro do lado de fora. Zadar foi um bom exemplo disso, e Dubrovnik também.

old-town-zadar-croacia.jpg

Carro dentro das Ilhas

Dentro de ilhas, não indico alugar carro pois a maioria das ruas são pequenas vielas que só permitem a passagem de pedrestres. Além disso é bem complicado estacionar, então alugaria um quadriciclo na Ilha de Bol ou Vis, por exemplo, e uma bike na ilha de Hvar. Você vai andar muito a pé dentro delas.

Segurança

Temos que lembrar que, mesmo estando na Europa, nunca deixe nenhuma bagagem aparecendo no carro. Tente evitar ao máximo paradas em cidades com o carro carregado com bagagem. Existem quadrilhas especializadas em identificar os carros alugados e procurar vestígios de bagagem.

Por último, mas não menos importante, tenha um GPS, de preferência no seu celular. Algo como o Waze que mostra inclusive os locais de fiscalização eletrônica seria o ideal. Foi assim que não levamos multa nesses aparelhos (era só o que faltava, né?).

divisoria-folhas-verdes-ak.png

Soluções e conclusões


Mas, no geral, o carro é de fato um grande facilitador na locomoção em terra pela croácia. Chegar nos parques sem carro é quase impossível, principalmente no Plitvice, que é muito afastado de tudo.

Caso o carro não seja sua opção, você provavelmente gastará mais tempo planejando seus passeios e translados e mais dinheiro, pois certamente serão mais caros. E você fica sem a flexibilidade de horários, por isso indico muito o aluguel de carro na Croácia.

Depender do transporte público da Croácia ainda é um pouco penoso, e no final um carro é um excelente custo benefício dependendo de quantas pessoas estarão viajando juntas. Em nosso caso só saiu um pouco mais caro por conta das multas e por sermos apenas duas pessoas.

rodovia-croacia-novalja.jpg

Curtiu esse post? Compartilha com seus companheiros de viagem e depois me conta o que achou?

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-folhas-verdes-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Croácia: infos, roteiros & dicas

dubrovnik-muralha-croacia.jpg

A Croácia é um país que começou a entrar no circuito do turismo jovem há pouquíssimos anos. Há cerca de 4 ou 5 anos que eu comecei a me interessar pelo país, principalmente por conta da beleza natural, da hospitalidade dos croatas e também das festas durante o verão, que chamam gente de todas as partes do mundo.

Se você quer saber um pouco mais sobre a Croácia e montar o seu roteiro de viagem, vem comigo que eu vou te mostrar o melhor que o país tem a oferecer!

ak-separador-de-post-3.png

Infos

Croácia é um país com muita diversidade de atrações, e por isso vem recebendo viajantes cada vez mais diferentes. Existem os aposentados que vão conhecer as ilhas num dos mais de 800 cruzeiros turísticos ao ano, o casal que está em lua de mel procurando boas praias e vinícolas, os adolescentes que procuram as festas de Pag durante o verão, e os amigos que vão especialmente para a famosa Yacht Week, por exemplo.

O fato é que as 1.185 ilhas do país chamam atenção pela cor da água, às vezes azul turquesa, às vezes verdinha, atendimento de qualidade e pela moeda, que é mais em conta do que o euro. Mas não é só isso.

A Croácia é um país com 1.778 quilômetros de extensão de sua costa, que possui parques naturais incríveis como o Plitvice Lakes mais ao norte e o Krka mais ao sul, "old towns” super charmosas como Split, Dubrovnik, Zadar e Sibenik, além de ilhas com iates de luxo como Hvar, Bol e Vis localizadas no lindo mar Adriático.

plitvice-lakes-croacia.jpg

A gastronomia no país também me surpreendeu: desde os cafés e sorveterias bem conceituadas, restaurantes com influência italiana servindo pizzas e massas sensacionais, ahhh, as trufas da região, e também as hamburguerias, super famosas por lá. Ouvi dizer que o melhor hamburguer do mundo é o Croata. Será?

A capital do país, Zagreb, também conquista muitos viajantes pela rica cultura. Teve sua independência da ex-Ioguslávia apenas no ano de 1991 (quando eu já era nascida!). Aliás, o país faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro, Bósnia e Hezergovina (pasmem, é preciso passar pela Bósnia para ir de carro de Split para Dubrovnik, por exemplo) e com a Itália pelo mar.

A maior parte da Croácia possui um clima continental moderadamente quente e chuvoso. A temperatura média mensal varia entre -3°C em janeiro e 18°C em julho, mas já chegou a 42°C próximo ao mar em 1.981. A população estimada é de 4.154.200 habitantes.

Suas principais atividades estão voltadas para serviços, agricultura e setores industriais (em especial setores químico, naval e metal-mecânico).

A Croácia é uma república democrática. Em 2000, abandonou o sistema de governo semipresidencialista em favor do parlamentarismo. A língua falada é o croata, mas a maioria das pessoas fala inglês nos pontos turísticos, o que não é uma barreira para visitar o país.

tributo-ao-sol-zadar-croacia.jpg
zadar-croacia-dicas.jpg
croacia-roteiros-e-dicas.jpg

Em termos históricos, não se vê sinal do conflito por qualquer lugar que se passe, exceto nos museus que contam um pouco de sua incrível história de séculos de ocupações, que deixaram uma herança cultural riquíssima, principalmente do período do Império Otomano e da tomada por Veneza. Há vestígios de atividade humana na Croácia de mais de 3.000 anos.

Leia também: 8 DICAS PARA VISITAR A ACRÓPOLE SEM CAIR EM FURADAS

ak-separador-de-post-3.png

Roteiros

O seu roteiro pela Croácia vai depender da quantidade de dias de viagem que você tem. Dubrovnik, Split e Zagreb são como as capitais, maiores cidades do país. Já se você curte praia como eu, não pode dexar de visitar algumas ilhas. E se curte parques naturais, tem que adicionar o Plitvice ou o Krka (mas recomendo mesmo adicionar os dois!).

A boa notícia é que a maioria das cidades é bem menor do que as cidades brasileiras, então ficando entre 1 e 2 noites você já consegue conhecer bastante delas!

Roteiro de 10 dias no Continente
• 2 noites em Zagreb
• 1 noite perto dos lagos Plitvice para bate e volta ao parque
• 2 noites em Zadar
• 2 noites em Split com ida e volta para Hvar
• 2 noites em Dubrovnik

barco-plitvice-lakes-croacia.jpg

Com esse roteiro você já consegue ter uma visão geral da parte histórica e de uma das principais ilhas do país, que oferece diversas atividades para a galera! Outras ilhas são mais calmas e tranquilas, e eu indico caso você tenha mais tempo no país!

Roteiro de 7 noites nas Ilhas
• 1 noite em Split
• 2 noites em Hvar
• 2 noites em Vis
• 2 noites em Bol


Além das noites nessas ilhas princi[pais, você também pode conhecer Palmizana e Starigard, dois pontos ótimos para visitar de barco.

Roteiro de 15 noites geral

• 2 noites em Zagreb
• 1 noite perto dos lagos Plitvice para bate e volta ao parque
• 2 noites em Zadar
• 2 noites em Split com ida e volta para Krka
• 2 noites em Hvar
• 2 noites em Vis
• 2 noites em Bol
• 2 noites em Dubrovnik

paisagens-naturais-croacia.jpg

Neste último roteiro você já tem a opção de incluir vinícolas para degustação de vinhos, mas caso esse seja o foco da viagem, sugiro incluir Pula e Ístria, cidades que não consegui visitar ainda. Ele está bem parecido com o que fiz, que na verdade foi um pouco diferente porque acompanhei a Yacht Week na parte das ilhas.

Vou deixar o meu roteiro caso você queira saber certinho como foi:

Roteiro de 15 noites com chegada no aeroporto de Zagreb e aluguel de carro para Vrhovine
• 1 noite em Vrhovine para bate e volta ao parque Plitvice
• 2 noites em Novalja
• 2 noite em Split com bate e volta em Krka e Sibenik
• 1 noite em Trogir
• 2 noites em Hvar
• 1 noites em Vis
• 1 noites em Bol
• 1 noite em Starigard
• 1 noite em Split
• 2 noites em Dubrovnik
• 1 noite em ônibus noturno Dubrovnik-Zagreb
Retorno para o Brasil

As outras ilhas que não visitei foram: o paraíso do windsurf Brac, Mljet e Jelsa. É claro que da próxima vez quero dar atenção a estas.

Lembrando que minhas ideias de roteiro são focadas em iniciantes. Se você já conhece a Croácia, pode por exemplo, pular grandes cidades como Zagreb e Dubrovnik e explorar muito mais as outras ilhas. Assim você pode curtir lugares menos turísticos, mais em conta e também com menos gente. O que acha?

Leia também:

ATENAS: SUPER GUIA DE VIAGEM

MYKONOS: SUPER GUIA DE VIAGEM

krka-national-park-cachoeiras.jpg
krka-national-park-croatia.jpg
sibenik-croacia-como-chegar.jpg
ak-separador-de-post-3.png

Dicas

• A moeda local é a Kuna, que torna a viagem um pouco mais barata do que passear pelo resto da Europa em euros. Se prepare com o planejamento de gastos para não faltar dinheiro. Em algumas das ilhas pode ser mais difícil usar cartão de crédito ou até mesmo sacar dinheiro!

• Não deixe de experimentar a apetitosa culinária croata, repleta de influência de povos que passaram por lá. Foi lá onde comi as trufas mais frescas da minha vida. Na costa dálmata a oferta de peixes e pratos típicos gregos, vênetos e italianos estão bastante presentes, enquanto que em Zagreb e nas regiões montanhosas há claras inspirações húngaras, turcas e austríacas. Como eu disse, o hamburguer também é muito forte por lá. Experimente também os vinhos da região!

split-croacia-a-noite.jpg
hvar-ilhas-croacia.jpg

• Não há voos diretos do Brasil para a Croácia. É preciso fazer uma conexão em alguma capital da Europa, por isso sugiro sempre fazer uma parada mais longa e aproveitar para conhecer outro país. Eu fui via Madrid, mas você também pode ir via Paris, Londres, Milão, Lisboa, Amsterdã e Zurique, por exemplo! Escolha o que se enquadra melhor no seu estilo de viagem e também no seu bolso!

• Compre múltiplos destinos! Já fiz um post sobre como incluir a Grécia no seu roteiro da Europa usando múltiplos destinos aqui. Não deixe de ler!

• Em Zagreb, o aeroporto internacional fica a 20 minutos de distância do centro. O aluguel de carro dentro e fora da Croácia é muito simples e as estradas são, no geral, bem mantidas e sinalizadas. Só tome cuidado com os parkings (tente entender bem como fazer para pagar suas horas de estacionamento nas ruas e também com a velocidade das vias.

dubrovnik-croacia.jpg

Eu e minha amiga sofremos um pouco com essa questão das multas. Em 7 dias de carro conseguimos tomar 4 multas, você acredita? Nem eu! Três delas foram por questão de passar o tempo do valor pago no parquímetro e uma por velocidade aplicada pelo próprio policial da via com um aparelhinho na mão.

Leia também: Vale a pena alugar carro na Croácia? Como levamos 4 multas em 5 dias de viagem

• Se você for cruzar qualquer fronteira, mesmo que seja a da Bósnia para passar de Split para Plitvice como eu fiz, haverá uma checagem de passaporte e aduana e também será necessário pagar a taxa de pedágio, que pode ser feita em euros, kuna ou mesmo em cartão de crédito. Caso esteja de ônibus, o valor já está incluso na passagem.

• Viajar de avião é uma opção interessante para quem quer ganhar tempo visitando destinos internos, como por exemplo o trajeto de 600km entre Zagreb - Dubrovnik, que sai um mínimo de 7 horas de carro e apenas 55 minutos de avião. Fiz esse trajeto numa viagem noturna de ônibus que durou quase 10 horas.

A Croatian Airlines (www.croatiaairlines.hr) é a companhia com mais voos e serviços entre os principais destino dentro da Croácia. Dizem que os trens são uma boa opção, porém as frequências incertas. Você pode procurar através da companhia nacional (www.hznet.hr). Quanto aos ônibus, eu sempre indico pelo preço e variedade de horários. Algumas das companhias que operam na região são a Croatia Bus (www.croatiabus.hr), Autotrans Rijeka (www.autotrans.hr) e Autobusni promet Varazdin (www.ap.hr).

Se você for visitar as ilhas, não se preocupe pois há ferries entre elas, além de pousadas em quase todas. Os preços são bem mais em conta para quem gosta de passar férias em lugares como Mykonos ou Ibiza, e não fica para trás. Por esse e outros motivos achei bem favorável viajar pela Croácia.

Leia também:

Como incluir a Grécia no seu roteiro usando múltiplos destinos

Voando pela primeira vez de IBERIA no trecho Rio-Madri-Atenas

estrada-na-croacia.jpg

• Sua mala deve ser bem variada caso faça uma viagem grande pela Croácia. Mesmo no verão, peguei dias bem frios no Norte, como nos lagos Plitvice. E adivinha? Não estava preparada. Se não me engano tinha levada apenas um par de calças, e um casaco fino. A solução foi me cobrir com camadas para não passar frio, principalmente à noite.

• Os meses de julho e agosto são os mais movimentados, o que faz subir os preços de hospedagem, transporte e alimentação. A vantagem é que os transportes aéreos e marítimo aumentam a frequência, mas fica mais difícil encontrar acomodação. Mesmo em Julho, achei as praias croatas bem vazias, mas é, de fato arriscado. Para quem gosta de praias sem multidão, o melhor período é de abril a junho e nos meses de setembro e outubro.

• Brasileiros não precisam de visto para entrar na Croácia, que faz parte da União Europeia.

• O fuso é + 4 horas do horário de Brasília

• A corrente elétrica no território croata é de 220 Volts (50Hz). E os formatos das tomadas são dos tipos C e F, de dois pinos. É bom levar seu adaptador internacional.

• A gorjeta não é esperada na Croácia. Claro que, se der um agrado, eles vão gostar, mas isso não é obrigatório por lá. O que fazíamos muitas vezes era deixar o troco do pagamento para o garçom, mas 10% era muito, e já que não é o praticado, entramos na onda.

estrada-norte-croacia.jpg

• É importante lembrar que, se você está viajando com Euros como foi o meu caso pós Grécia, terá que fazer o câmbio pela moeda local, a Kuna. O euro é aceito em poucos lugares e minha indicação é que você vá trocando aos poucos, de 5 em 5 dias por exemplo, pois a cotação varia muito de cidade para cidade, assim você não perde muito numa bolada só.

• A Croácia é um paraíso para mulheres viajando sozinhas. O país não oferece mesmo grandes riscos, mas não custa ficar atento com bolsas e carteiras em áreas muito cheias, principalmente durante o verão.

Você acha que ficou faltando alguma informação? Deixa aqui nos comentários.

Beijocas,
Mandzy.

ak-separador-de-post-3.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR