Peru: visitando o Parque Arqueológico de Pisac
/A região do Valle Sagrado é formada por várias cidadezinhas e vilarejos que foram dominados pelos Incas há milênios. Neste trajeto de mais de 100 quilômetros, é possível passar por diversos tipos de paisagens e encontrar muitas ruínas históricas. É como um museu a céu aberto! Veja mais agora!
Sobre a região
Pisac ou Pisac, especificamente, é uma cidade localizada a 33 quilômetros de Cusco e muito visitada pelos turistas no trajeto Cusco - Machu Picchu. É o lugar ideal para entender melhor o universo do povo inca: sítios arqueológicos, cultura, história, entre outros pontos que serão abordados pelo seu guia. Dica: visite a região do Valle Sagrado antes de ir à Machu Picchu!
A vista de cima da montanha, a 2.800 metros de altitude, não poderia ser mais perfeita. Dali, é possível notar a dificuldade que os incas tiveram de chegar e se instalar no local, assim como a complexidade da cidade que construíram, que conta com muralhas, pontes, cemitérios, cursos de água canalizados, entre outras arquiteturas estratégicas.
Visionários da época, os incas observaram que o clima e a geografia do local eram muito ricos e propícios para o desenvolvimento. Hoje sabe-se que ali ao lado, o Rio Vilcanota, considerado o rio sagrado, ou a casa do Sol, deu origem ao vale. A população local ainda entrega oferendas ao rio, uma vez ao ano, por acreditar que seus desejos ali serão realizados.
MEMÓRIAS
O Valle Sagrado é de fato, uma região repleta de crenças e significados. Com a função de seguir de espelho da Via Láctea para os incas - já que na antiguidade existia a ideia de que tudo que fosse sagrado na Terra possuía um reflexo no ceu - ele guarda até hoje um mistério e um encanto que só pode ser entendido por quem vai até lá.
Já planejou sua ida?
Beijocas,
Mandzy.