Peru: vale a pena fazer a trilha de Wayna Picchu?
/Wayna Picchu ou Huayna Picchu significa "jovem montanha". Com 2.720 metros de altitude, ela é bem famosa para quem visita Machu Picchu pois sempre aparece no fundo das fotos, mas o que muita gente não sabe é que é possível fazer uma trilha até o topo dela. Muitos não sabem também, que para subir é preciso comprar o ingresso com cerca de 2 meses de antecedência, já que as subidas são controladas por horário. Para ter o privilégio de apreciar a vista do alto dessa montanha, é preciso se planejar!
Reza a lenda que "o topo da montanha era a morada do sumo sacerdote", e que todos os dias de manhã, ele descia até Machu Picchu, a cidade propriamente dita. Com o ingresso para Wayna Picchu, é possível chegar nas cavernas e no Templo da Lua, além do topo, é claro. A subida não é difícil, apesar de algumas partes serem íngremes (o cabo de aço ajuda) além do cansaço por conta da altitude. Eu achei que seria bem pior, e pude respirar aliviada quando completei o caminho.
Os seguranças do local avisam que há um horário para retornar, cerca de duas horas depois da sua entrada. Ou seja, entrei às 8h e voltei às 10h, mas esse tempo é tranquilo. Consegui até passar um tempo lá no topo contemplando, tirando fotos e fazendo um lanchinho, já que ninguém é de ferro. Leve água pois a subida pode ser bem mais cansativa sem a hidratação adequada!
MEMÓRIAS
Recomendo muito! ;)
Já fiz outro post mais especificamente sobre Machu Picchu. Leia aqui!
Beijocas,
Mandzy.