Guia das melhores praias na região do Algarve, sul de Portugal

guia-praias-algarve.jpg

Verão em Portugal é impossível não pensar na região do Algarve ao sul do país com praias e paisagens de tirar o fôlego! Por incrível que pareça, eu conheci Portugal depois de conhecer a Austrália e as formações de pedras das praias do Algarve me lembraram muito as paisagens da Great Ocean Road, uma estrada incrível no sul da Austrália.

Leia também: Como visitar a famosa Great Ocean Road na costa sul da Austrália

Nesse post vou contar um pouco sobre minhas praias favoritas da região do Algarve entre Lagos, Lagoa e Albufeira, que foram as regiões que conheci. Espero que você goste! <3

divisoria-ondas-ak.png

Lagos


É o melhor lugar para você se hospedar como base na região do Algarve, principalmente sendo a sua primeira vez por lá. O centrinho é bem charmoso à noite, sendo que o centro histórico em si fica entre as muralhas do século 16, com ruas de pedra, praças, lojas, restaurantes, bares, a Igreja de Santo António e o Museu Municipal de Lagos.

Mas o principal motivo da sua ida à Lagos deve ser para conhecer as famosas praias que ficam uma ao lado da outra, todas com paredões de falésias que as tornam tão especiais. Todas as praias que você conhecer por lá, além da faixa de areia e da água clarinha, também serão repletas de rochas, grutas e cavernas que rendem ótimas fotos.

Você precisa conhecer a Praia dos Estudantes, do Pinhão, da Dona Ana, do Camilo e terminar o seu passeio na Ponta da Piedade na hora do pôr do sol. Dá para fazer esse roteiro em um dia, é só preparar a câmera e sair caminhando bastante!

Meia Praia

É a primeira praia, com 5km de extensão, que fica antes da Marina de Lagos e por isso eu não fui - comecei do lado oposto à marina. Dizem que é a mais sem graça de todas em Lagos, até porque essa não possui faésias, mas coloquei aqui apenas para contextualizar.

Tem infraestrutura para banhistas e para pessoas com mobilidade reduzida, e apesar de possuir um areal imenso, ela conta com batante vento, principalmente após a hora do almoço.

Praia da Batata

É a mais próxima ao centro histórico e por isso a primeira do trajeto que eu fiz caminhando. É a praia mais urbana de todas, ela dá acesso a grutas e também as praias dos Estudantes e Pinhão, as duas praias seguintes e menores que amei conhecer.

É da Praia da Batata que saem os passeios de caiaque para  a Ponta da Piedade, que eu vou comentar mais abaixo. Nela você também encontra quiosque para almoçar com vista para o mar!

praia-da-batata-algarve.jpg

Praia do Estudante

É uma praia super bonita tranquila, mas pode ficar lotada durante o verão e ao longo do dia sua maré vai subindo, por isso sugiro chegar cedo caso queira garantir o seu pedaço na areia. O seu acesso é feito através de uma fenda na rocha da Praia da Batata, a primeira praia do trajeto.  

Embora seja linda, não chegamos a ficar na Praia do Estudante, apenas passamos por ela, tiramos fotos e seguimos para a praia seguinte, a Praia do Pinhão, que foi onde decidimos passar algumas horas da manhã antes de almoçar.

praia-do-estudante.jpg
ponte-praia-estudantes.jpg

Praia do Pinhão

A Praia do Pinhão não é considerada a mais bonita, mas eu amei ela por vários motivos: primeiro que ela costuma ficar mais vazia do que as outras mais famosas, segundo porque ela é cercada de falésias igual as outras, e possui uma escadaria bem interessante que dá acesso à rua em cima das pedras.

Terceiro porque lá encontramos algumas grutas e caverninas bem legais na ponta direita, deu pra “explorar” bastante, que é uma das coisas que mais curto fazer em praias. Se você também é assim como eu, não deixe de passar na Praia do Pinhão.

praia-do-pinhao-algarve.jpg
praia-do-pinhao.jpg

Praia Dona Ana

Em 2013 ela foi eleita a praia mais bonita do mundo, ou seja, uma das mais conhecidas e também mais cheias da região. Confesso que não achei nada tão especial assim para ser a mais bonita do mundo - curti muito mais a pdo Camilo que vou contar a seguir!

Chegamos nela logo depois do almoço e já tinha uma grande parte com sombra nela - o lado ruim de existirem falésias altas… Aliás, o seu acesso se dá por escadarias como em outras praias da região e pode te dar uma preguicinha de subir e descer nelas mas não deixe de visitá-la! A praia tem uma boa extensão de areia mas costuma ficar muito cheia durante o verão, além da sombra que faz como você pode ver na foto. Ainda assim é uma praia lindíssima!

praia-dona-ana.jpg

Praia do Camilo

Acho que foi a praia que mais gostei de conhecer no Algarve - ela também é considerada uma das mais bonitas do mundo! A sua faixa de areia é bem pequena, diferente da Dona Ana, por isso, não é indicada na alta temporada para pegar sol, a não ser que você chegue bem cedinho!

Seu acesso também é feito por escadarias rústicas que você deve aproveitar e tirar fotos enquanto desce. O visual de cima é muito lindo, eu consegui ver até coração no meio das rochas que ficam no mar. Além disso, a praia do Camilo tem uma boa estrutura para os turistas e restaurantes e hospedagens.

praia-do-camilo.jpg

Nascer ou pôr do sol na Ponta da Piedade

Não podia deixar de falar da Ponta da Piedade, que apesar de não ser uma praia com areia, é um cantinho que vai te surpreender! Você pode chegar até ela de caiaque, de carro, ou caminhando. Nós escolhemos a última opção. Não fica longe da Praia do Camilo e é ai que você vai terminar o seu trajeto, bem na hora do pôr do sol - de preferência.

Mesmo no verão, não achei que estava cheio e conseguimos um lugarzinho para sentar nas pedras próximo ao farol e admirar o sol se pondo, um dos pontos altos dessa viagem. Sério, acho que nunca vou me esquecer dessa cena, a gente até chorou de emoção com esse visual. Também ouvi dizer que dali saem passeios de barcos pelas grutas, mas acredito que só chegando cedo mesmo.

roteiro-algarve-portugal.jpg
ponta-da-piedade.jpg
divisoria-ondas-ak.png

Lagoa

A Lagoa, assim como Lagos, é uma outra cidade na região do Algarve. Ela pertencente ao distrito de Faro, e é um dos destinos turísticos mais procurados de Portugal graças às suas praias, em especial à gruta de Benagil, um ponto turístico reconhecido internacionalmente.

O município também oferece diversos tipos de hospedagens, campos de golfe, bares e restaurantes, mas é especialmente famosa pelas suas praias! Então vamos falar delas?

Praia de Benagil

Uma das praias que é um verdadeiro cartão postal devido às suas grutas, a Praia de Benagil é um ponto de parada obrigatório. Você pode chegar na praia de carro, e depois explorar as grutas de canoa ou de barco. Eu fiz um passeio de barco que passava por diversas praias, incluindo essa, e foi sensacional!

praia-de-benagil.jpg

Praia do Carvalho

Ainda em Lagoa e perto da praia de Benagil, fica uma autêntica praia de piratas, a praia do Carvalho. O acesso à praia é escondido e se dá por dentro das rochas. Por esse e outros motivos é uma praia divertida com grutas para descobrir a pé e para mergulhar. Queria ter tido mais tempo na região!

Praia da Marinha

Foi considerada uma das mais bonitas de Portugal e está no top 10 das praias mais bonitas da Europa. A beleza natural da praia é sem dúvida de cortar a respiração, a água azul turquesa e o conjunto de rochas e rochedos faz dela uma das praias para você visitar.

Praia da Albandeira

Fica ao lado da praia da Marinha, a Praia da Albandeira é uma praia mais ou menos "secreta" e igualmente bonita. Uma praia mais calma e linda para se visitar na zona de Lagoa. O acesso à praia é mais escondido, mas se andarem pela zona da praia da Marinha há uns caminhos engraçados que vão dar a esta praia linda de morrer.

divisoria-ondas-ak.png

Albufeira

Albufeira é também uma ótima opção para curtir o verão na terrinha, mas um pouco mais bagunçada, temos que confessar! Escolhemos ficar hospedadas em Albufeira para fazer os passeios à Lagoa, mas eu não sei se indico se hospedar por lá. O centrinho é até legal, mas muito muvucado nas noites de verão, e dependendo de onde estiver acomodada, mal vai conseguir dormir!

A cidade é destino de pacotes turísticos baratos, então muitos jovens de seus vinte anos se concentram ali. O aceso às praias de Albufeira são fáceis, mas as praias mais afastadas como a Praia de São Rafael são mais bonitas, na minha opinião.

Se estiver com grana, reserve um almoço no restaurante do hotel Vila Joya, em Albufeira, um dos poucos duas-estrelas no Guia Michelin de Portugal. O menu degustação e opção à la carte de frente para o mar! Ou então escolha outros restaurantes para degustar com um bom vinho português também de frente para o mar!

Praia de Albufeira

praia-de-albufeira.jpg
vinho-portugues-algarve.jpg

Praia da Falésia

É outra praia de paragem obrigatória. Uma praia caracterizada pela sua falésia imensa e que lhe dá o nome. Mais uma praia para visitarem pelo sul, bem pertinho de Vilamoura, uma zona mais chic que conta com vários beach clubs, baladas e iates. Se for a sua vibe, não deixa de passar alguns dias por lá também. Senão, apenas faça um bate e volta na praia.

Praia de São Rafael

A Praia de São Rafael é um lugar apaixonante, ideal para jovens! Tem uma espécie de restaurante com espreguiçadeiras e música boa rolando - tipo um beach club. No fundo do mar tem muitas rochas, o que faz que seja incrível para praticar snorkeling e observar a vida marinha, mas ao mesmo tempo, isso faz com que seja um pouco mais perigosa!

A praia conta com serviços excelentes, como estacionamento, banheiros, vigilância durante a alta temporada, entre outros. Tudo pensando para o máximo conforto dos visitantes e bom aproveitamento do local. Por isso foi uma das minhas favoritas do Algarve, passamos uma ótima tarde por lá!

praias-albufeira-algarve.jpg
praia-de-sao-rafael.jpg

E você, já esteve no Algarve? Na sua opinião ficou faltando alguma praia? Conta aqui nos comentários!

Espia também:

Portugal: infos, roteiros & dicas

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-ondas-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Portugal: infos, roteiros & dicas

roteiro-e-dicas-portugal.jpg

Portugal é hoje, provavelmente, o país mais trendy para se viajar. Seja pela história, pela cultura, pela gastronomia, pelo vinho, pela língua ou pela facilidade de transporte, você tem vários motivos para conhecer esse país! Ou quem sabe, até morar por lá, né?

Confesso que Portugal nunca esteve no meu top 10 países para conhecer, mas sabia que seria importante visitar nossos queridos ancestrais, conhecer a terrinha e toda a sua história. E foi agora, só aos 27 anos, que isso aconteceu!  

Nesse post vou contar qual foi o meu roteiro, além de trazer algumas dicas para você ter uma viagem incrível. Fica comigo até o final! :)

divisoria-amor-ak.png

Infos

Portugal é um país da Costa Ibérica banhado pelo Oceano Atlântico, esse mesmo que os portugueses embarcaram para desbravar e descobrir o Brasil. Ele faz fronteira com a Espanha - e por esse motivo visitei os dois países numa mesma viagem, o que muita gente acaba fazendo!

Hoje Portugal faz parte da União Européia, tem um alto índice de Desenvolvimento Humano e uma alta qualidade de vida, com a segurança reinando em todo o país - o que chama muitos brasileiros a se mudarem para lá.

historia-portugal-era-descobrimentos.jpg

Além disso possui um clima mediterrâneo com temperaturas amenas e agradáveis na maior parte do tempo. Estive no país durante o verão e mesmo assim usei casacos e roupas para dias mais frescos tanto em Lisbioa quanto no Porto. Já a região sul, próxima ao Algarve, costuma ser mais quente.

Vamos agora aos roteiros?  

divisoria-amor-ak.png

Roteiros

Como Portugal é um país pequeno, vários roteiros são possíveis e fáceis de serem feitos. Vou passar aqui o meu roteiro de duas semanas apenas pelas principais cidades: Lisboa, Porto e Algarve. 

Lembrando que meu intuito era puramente turístico, mas meus pais por exemplo, fizeram uma viagem muito mais extensa com o objetivo de conhecer o lugar de onde viemos e buscar os documentos para dar início ao processo de cidadania portuguesa. Tudo vai depender do seu objetivo!

meu-roteiro-de-portugal.jpg

O fato de viajar sem carro, sem dúvidas atrapalha quem quer conhecer diversas cidadezinhas no estilo hop on hop off, quando você vai parando e saltando ao longo do caminho. 

No meu caso, foquei em conhecer bem as principais cidades, para que na próxima vez que eu vá, possa então investir em conhecer outras cidades menores. Confira o meu roteiro:

7 dias em Lisboa: como essa é a capital e principal cidade de Portugal, quis visitar o máximo de pontos turísticos, explorar os cantinhos, restaurantes e lojas, e entender como as pessoas ali viviam. 7 dias foi o tempo perfeito para isso!  

Além de capital, também é a cidade mais populosa, e a mais parecida com o Rio de Janeiro e com o Brasil, por isso muita gente se adapta por lá. Você pode, ainda, fazer passeios bate e volta a cidades próximas como Sintra e Cascais.

4 dias no Porto: o Porto é um lugar especial, e apesar de ser a segunda maior cidade do país, não é tão grande como Lisboa. Por isso tirei 4 dias para conhecer a cidade e achei um tempo bem válido!  

Ali está grande produção de vinhos conhecidos como Vinho do Porto, um vinho de sobremesa. Você também pode aproveitar para atravessar a ponte do Rio Douro para conhecer Gaia, a cidade vizinha.

3 dias no Algarve: essa região sul do país é conhecida pelas praias em meio às construções rochosas belíssimas. Realmente curti esse passeio e teria dedicado mais tempo a explorar melhor essa região!

roteiro-algarve-portugal.jpg

Consegui conhecer Lagos, Albufeira e Lagoa, no período de um final de semana, que é o que muitos turistas fazem enquanto trabalham durante a semana. Se pudesse, ficaria 7 dias no Algarve e conheceria também a região de Vilamoura e Faro.

De qualquer forma, 3 dias já são suficientes para renovar as energias nesse lugar! Sabe aquele fim de semana que parece mias tempo?Principalmente quando se está com pessoas legais ao seu redor. Fui para Portugal sozinha, mas lá encontrei algumas amigas que me acompanharam nessa aventura!

Caso você queira conhecer mais cidades dentro do país, sugiro 20 a 30 dias de passeio. Cidades como Nazaré. Coimbra, Ilha da Madeira, Bragança, Braga e Guimarães, Aveiro, além da região dos Açores estão na minha lista para a próxima visita.

divisoria-amor-ak.png

Dicas  

Agora anota essas dicas de amiga pra não passar perrengue!

• Você consegue fazer viagens de ônibus, como eu fiz, é só questão de planejamento, principalmente com horários.  

• Portugal é um dos países mais seguros para se viajar, mas tome conta dos seus pertences sempre.

• Há vários tipos de hospedagem por todas as cidades, ou seja, você pode escolher se quer ficar num hotel boutique exclusivo ou num albergue compartilhando o quarto.

• O Uber funciona muito bem em todo o país, então você pode se deslocar facilmente dentro das cidades dessa forma - de uma praia para a outra, da estação para o hotel, e assim vai.  

• Leve sempre uma coisinha para comer com você, como barrinhas e água. Alguns lugares são afastados e não tem nada em volta.  

• Não precisamos de visto para entrar no país, o que já ajuda bastante.

Como muitos brasileiros foram morar por lá, também contei com amigas que me levaram para conhecer os principais pontos turísticos e tive momentos muito agradáveis nesse país! Aposto que você também terá! 

roteiro-porto-portugal.jpg

Curtiu? Deixa aqui nos comentários!

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR 

Onde se hospedar em Sevilha: the Zentral apartments

Segura essa, que nem todo dia é dia de dicas exclusivas por aqui! Hoje vou mostrar onde se hospedar em Sevilha, cidade que faz parte da região da Andalucía na Espanha, cheia de história e vida noturna! The Zentral Apartments é o nome da empresa que aluga diárias em apartamentos para casais e grupos com ótima localização em Sevilha. Vem ver!

HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-15.JPG

Localização 

Se você está procurando onde se hospedar em Sevilha, primeiro tenha em mente que a localização vai fazer toda a diferença. Eu mesma fiquei hospedada em dois cantos da cidade e por isso tive experiências bem diferentes. Ficando hospedada na zona central da cidade, você precisará bem menos do uso de transportes e pode conhecer os principais pontos de interesse a pé. Na minha opinião, poder sair andando é a melhor forma de explorar uma cidade como Sevilha!

A empresa que eu indico hoje, oferece 34 apartamentos e studios para aluguel em 7 diferentes áreas de Sevilha, mas todos em uma ótima localização. Apesar da cidade ser muito antiga, todos os apartamentos são muito bem reformados e funcionam como se fossem novos! Como você vai andar muito pela cidade, chegar em casa, ou melhor, no seu apartamento, e poder descansar com conforto vai fazer toda a diferença na sua viagem - confia em mim!

No meu caso, escolhi me hospedar perto do centro histórico de Sevilha, num studio na Calle de San Eloy. Se você escolher o mesmo destino, pode buscar a chave do seu apartamento na sede The Zentral San Eloy, ao lado do shopping El Corte Inglês, bem no centro de Sevilha. O apartamento em que eu me hospedei era na mesma rua da sede, o que foi ótimo para não precisar ficar me deslocando com malas.

Alias, como o check-in é tarde por lá, entre 15:30 e 16h, você pode deixar suas malas guardadas na sede e sair para conhecer o entorno. Quando entrei no apartamento, achei ainda melhor do que nas fotos, eu poderia morar ali facilmente! Rs! Além de se hospedar no centro histórico, você pode escolher se hospedar em outras regiões centrais como Arenal, Plaza de Armas ou Museo, e dependendo do endereço do apartamento, sua sede terá uma localização diferente.

HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-06.jpg
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-03 copy.jpg
NOITE-EM-SEVILHA.JPG

Disposição

O meu studio contava com uma sala de TV com uma cozinha acoplada, além de um quarto com biombo separando a cama do resto do studio - aliás, a cama de casal era maravilhosa! Ah, e é claro, um banheiro com tudo que você pode precisar: secador de cabelo, ferro de passar, máquina de lavar, varal para secar roupas e uma ducha ótima!

Na cozinha, você encontra microondas, geladeira, fogão, pia, talheres, e uma máquina Dolce Gusto para preparar as cápsulas de café que ficam disponíveis na bancada. Super bem equipada, Como se trata de um apartamento, não existe uma área compartilhada, nem bar ou café da manhã. Em compensação, você pode comprar o que quiser no Carrefour Express e guardar ali na cozinha!

Indico comprar um bom vinho para saborear à noite, com o ar condicionado ligado - se você for durante o verão, vai ver que a cidade é bem quente! O The Zentral oferece esse conforto, além da privacidade, é claro! Na minha opinião não há melhor opção de onde se hospedar em Sevilha!

HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-01.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-02 copy.jpg
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-12.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-11.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-13 copy.jpg
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-09.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-20.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-19.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-14 copy.jpg
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-18 copy.jpg
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-05.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-16.JPG

Informações úteis 

  • Fique atenta aos horários de abertura e fechamento da sede (9:30 – 21:30), onde você fará checkin e checkout. A sede funciona com a recepção de um hotel, só que não no mesmo endereço do seu apartamento.

  • Além do serviço de aluguel de apartamentos, a empresa também oferece a venda de passeios turísticos, aluguel de bicicleta, experiências gastronômicas e noturnas para você complementar sua estadia.

  • Todos os apartamentos possuem wi-fi e ar condicionado, 1, 2 ou 3 quartos. Alguns apartamentos também fornecem terraço privativo e varanda, assim como um terraço compartilhado no último andar.

  • Há diversos bares tradicionais de tapas nas proximidades, restaurantes e lojas a menos de 5 minutos a pé do local.

  • Indico no mínimo 3 noites em Sevilha para conseguir explorar o mínimo da cidade. O tempo ideal seria 5 noites, que foi o tempo que fiquei.

  • A sua visita a Sevilha pode ser econômica ou extravagante, dependendo dos passeios que quiser fazer e restaurantes que quiser frequentar. Sevilha tem opções para todos os gostos e bolsos. Se hospedando num apartamento, você consegue economizar na alimentação, sem economizar no conforto.

  • Os idiomas falados pela equipe são: francês, espanhol, inglês e alemão. O Portunhol também é compreensível. Rs!

HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-08.JPG
HOSPEDAGEM-SEVILHA-THE-ZENTRAL-17.JPG

THE ZENTRAL APARTMENTS
Calle San Eloy, 18, 41001 
+34 954 91 47 07
Reserve aqui pelo Booking!

Achei ótimo o custo-benefício! Qualquer dúvida de onde se hospedar em Sevilha, deixa aqui nos comentários! Estou disponível para responder e te ajudar! <3

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR