Tudo que você ainda não sabe sobre a minha jornada até aqui
/Se você ainda não me conhecer, prazer! Meu nome é Amanda Kraemer, mas aposto que daqui a pouquinho você já vai estar me chamando de Mandzy - uma alternativa para o comum apelido “Mandy” das Amandinhas que estão por aí.
Nasci e cresci no Rio de Janeiro, mais conhecido como cidade maravilhosa, que enfrenta diversos problemas mas nunca perdeu o seu encanto, pelo menos não para mim. Sempre tentei valorizar os pontos positivos da minha cidade como estar próxima da natureza em meio ao caos urbano, curtir a cidade de graça, além da vida noturna. Mostro aqui as melhores dicas do Rio pelo olhar de uma insider.
Fui uma criança meio solitária por ser filha única e envergonhada, mas destaco que aos três anos fiz a minha primeira viagem internacional. Adivinha? Fui para a Disney em família, é claro. Juro que até hoje tenho alguns flashes dessa viagem e quando volto à Orlando, fico bem nostálgica. Mas descobri com o tempo que a Disney não é o meu lugar no mundo.
Aos 13 anos de idade, eu já tinha um enorme interesse pelo mundo digital e pela fotografia, influenciada pelo meu pai e meu avô. Os dois sempre gostaram de manipular as mais diferentes câmeras, e então senti que era a hora de aprender a usar uma. Investi num curso de Fotografia Básico no Ateliê da Imagem, que mudou a minha maneira de enxergar o mundo. Ampliei o meu olhar sobre cores, texturas, profundidades, iluminação e passei a ver a vida de uma forma mais curiosa. Ainda hoje, sigo buscando inspiração por onde passo e espero nunca perder esse brilho no olhar.
Aos 15, decidi estudar Comunicação Social no Instituto de Tecnologia ORT, de onde saí com diploma de Ensino Médio Técnico. Aos 18, entrei para a graduação em Comunicação Visual na PUC-Rio, a melhor do Brasil em Design até então, e aos 25 já tinha mais uma formação: dessa vez em Marketing pelo COPPEAD da UFRJ.
Em paralelo, cursei Marketing Digital na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Branding no Instituto Europeu de Design (IED), Fashion Styling no Fashion Institute of Technology (FIT) e Design Gráfico na School of Visual Arts (SVA), os dois últimos em Nova York. Participei de palestras e workshops criativos no Brasil e na Austrália.
Apesar do meu extenso currículo acadêmico, também trabalhei como caixa no McDonald's, distribuí flyer para um evento de decoração, fui garçonete num restaurante italiano e cleaner em apartamentos, tudo isso no exterior. Já no Brasil, estagiei com moda por 2 anos, trabalhei como vendedora em loja, fui funcionária junior em escritório de Design com grandes clientes e plena numa empresa de dermocosméticos presente em todo o Brasil. Mas não foi trabalhando em empresas que eu me senti realizada.
Em 2017, aos 26 anos, larguei meu emprego fixo como Designer para me dedicar ao nomadismo digital, um conceito muito novo ainda no mercado. Vale lembrar que desde 2013 eu já vinha alimentando esse site com minhas experiências em viagens e já havia escrito por um ano como colaboradora no blog Mala de Aventuras, viajando pelo Brasil.
Como freelancer, comecei a desenvolver projetos de identidade visual para sites e blogs de viagem e lifestyle e em 2018, após passar uma temporada trabalhando como nômade digital na Europa, decidi retornar e profissionalizar de vez o blog e minhas redes sociais, a fim de rentabilizar com o meu trabalho de criação e produção de conteúdo que eu já vinha fazendo há cerca de 5 anos.
Em paralelo, estive trabalhando como voluntária em projetos sociais de moda e educação, participando de bazares beneficentes de roupas e livros, onde passei a me interessar cada vez mais pela moda consciente, comprando e vendendo peças usadas e trazendo novos usos para as peças que já tenho no meu guarda roupa. Esse é um assunto que também trouxe para minhas pautas.
No final de 2017 meu pai descobriu um tumor no intestino, um problema hereditário que desencadeou num longo tratamento e processo de mudança na alimentação de toda a família, além da maior conscientização sobre tudo que colocamos para dentro do nosso organismo, que hoje vejo como o nosso próprio templo, e nosso bem maior. A alimentação saudável e a saúde mental, com a prática da meditação e exercícios físicos também passaram a ser importantes pautas do blog, e em pouco tempo descobri que todos esses assuntos estavam super conectados com o que acredito e sempre quis passar adiante.
E aqui estou hoje, ufa! Percorri um longo caminho de experiências e aprendizados acadêmicos e profissionais e hoje conto com a compreensão de todos que trabalham comigo para que essa trajetória continue em ascendência. Meu objetivo hoje é me desdobrar usando meus conhecimentos em jornalismo, design, moda, fotografia e vídeo para criar campanhas interessantes para os três lados: meus parceiros, meu público, além da minha própria empresa, que tem o meu critério próprio de aprovação.
Para isso, trabalho com reuniões com contratos, definição de pautas, agendamentos de posts, direção de arte, entrega de estatísticas e resultados, emissão de nota fiscal e tudo de mais profissional para que o projeto vá muito além de um #publipost. Depois de saber isso tudo, se você tem interesse em trabalhar comigo ou tirar dúvidas, manda um e-mail para contato@amanda-kraemer.com. Estou aberta à vários tipos de negociação e vou te responder assim que possível! ;)
Espero que você tenha gostado e se inspirado com a minha trajetória até aqui, e entenda que tudo isso que eu construí hoje foi fruto de muito suor, investimento de tempo e dinheiro, compreensão de amigos e família e muita estrutura emocional! Eu sou apaixonada pela vida que moldei e hoje posso dizer que me sinto muito, mas muito realizada!
Se identificou? Comenta aqui embaixo, também quero conhecer a sua trajetória!
Beijocas,
Mandzy.
VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR