Veggie Govinda: sabor da Índia no Centro do Rio

VEGGIE-GOVINDA-CAPA.jpg

A indicação do restaurante Veggie Govinda veio de uma amiga numa daquelas quinta-feiras em que marcamos um almoço despretensioso. Sorte a minha que ela acabou me transportando para uma imersão na cultura indiana em pleno Centro do Rio - e o que era para ser apenas um almoço acabou sendo uma experiência e tanto! 

É que o aroma, a ambientação, a música e os temperos do restaurante tornaram o horário do almoço uma curta viagem que irei compartilhar agora com vocês.

SOBRE O VEGGIE GOVINDA

O Veggie Govinda é um restaurante hindu vegetariano no segundo andar de uma antiga construção no centro do Rio de Janeiro. Não é todo mundo que conhece o local, mas se você já passou ali em frente na hora do almoço, provavelmente já reparou nas pétalas de rosas e cheiro de incenso convidando para entrar e saborear os pratos descritos num quadro apoiado no chão, com o menu do dia. 

ENTRADA-VEGGIE-GOVINDA-AMANDA-KRAEMER.jpg

Você também pode ter sido convidado por uma atendente vestida com roupas indianas que costuma ficar na porta recepcionando clientes. O fato é que se você ignorou ou não prestou a devida atenção neste lugar, você não sabe o que está perdendo até agora.

DECOR

Você pode subir para o restaurante pelas escadas ou pelo elevador. Escolhi as escadas, que tinham pinturas e flores, que já te inseriam na ambientação do Veggie Govinda. Chegando lá, você se depara com esse mundo desconhecido, escolhe uma mesinha para sentar e curtir a experiência. Todas as mesas são de madeira, decoradas com um tecido bem colorido; as paredes são igualmente coloridas, com alguns quadros e sarongs pendurados; os lustres também remetem à Índia, assim como a música ambiente e enquanto você viaja na decoração, a atendente já está trazendo o seu suco e sua entradinha junto com a sobremesa para você saborear.

MENU

O esquema do Veggie Govinda é de refeição completa: entrada, prato principal (podendo ser escolhido entre duas opções), sobremesa e suco natural (bem doce), com menu variando a cada dia da semana. Dizem que sexta é o melhor dia por conta da feijoada vegetariana, mas como fui numa quinta, os pratos principais ficavam entre arroz colorido com dahl de lentilha e hambúrguer de soja com tomate e queijo Involtinni de abobrinha ou yakisoba de vegetais com hambúrguer de soja com tomate e queijo mussarela. Minha amiga escolheu a primeira opção, e eu a segunda. Posso dizer que as duas estavam muito saborosas, mas o tempero da lentilha foi o que mais chamou atenção, por ser super diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil.

A entradinha era uma salada verde bem simples com grãos e tomate, e a sobremesa, um gajar halva, uma espécie de doce de cenoura com castanhas. Ambos bem interessantes. Já o suco natural de maracujá, estava ótimo porém muito doce - não sei se existe a opção de pedir sem açúcar, mas o interessante é que ele é refil e pode ser pedido mais 2 vezes. 

O menu completo da semana você pode conferir na foto abaixo. Aproveite e escolha ir no dia em que o menu chama mais a sua atenção, apesar de que todos os dias parecem apetitosos. Difícil escolha!

No caixa, você encontra temperos para levar o sabor da Índia para casa, podendo cozinhar suas próprias comidas com itens como: manteiga ghee, masala e chai e, de quebra, ainda comprar um pacotinho de balas indianas para deixar na bolsa. Achei interessante pois é difícil encontrar determinados temperos por aqui, que não sejam super industrializados.

VEGGIE-GOVINDA-CAIXA.jpg

Por fim, após o pagamento e toda a imersão na cultura indiana, você pode se deliciar com os chazinhos da casa. São 3 opções: experimentei o chá de gengibre, que era bem forte, mas ótimo para a digestão, mas também tinha o famoso chai e o chá de canela. Pra quem gosta de experimentar novos sabores, vale a pena conhecer o Veggie Govinda!

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Como chegar?

O metrô mais próximo é a Estação da Carioca. Você pode saltar ali e andar em direção à Rua da Assembleia. 

 

PREÇO

O preço é fechado: R$35 por pessoa sem os 10% (eles não cobram pois o serviço já está imbutido no preço, que é super justo para a quantidade de comida e bebida, além é claro, da simpatia e atenção dos funcionários). A melhor parte é que você também relaxa pois toda essa experiência te faz tirar a cabeça do trabalho para viajar para a Índia por alguns instantes, mesmo sabendo que no fim das contas vocês está, de fato, no Centro da cidade.  

+ INFOs

Endereço: Rua Rodrigo Silva, 6 - Centro

Telefone: (21) 3549-9108 / (21) 2544-2636

Funcionamento: Segunda à Sexta, das 11:30 às 15:30

Aceita todos os cartões de crédito e débito. Não aceita vale refeição.

Você já foi? Ficou com vontade de conhecer? Me conta nos comentários! ;)

Leia também

Naturalie Bistrô: restaurante e café vegetariano em Botafogo

Pulê: bistrô francês especializado em frango assado, com opções vegetarianas em Ipanema

Receitinha Fit: salgado vegano (ou não)

Receitinha Fit: salgado de ricota com tomate seco

Receitinha Fit: salgado de ricota com alho poró

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Receitinha Fit: salgado de ricota com tomate seco

SALGADO-DE-RICOTA-II-CAPA.jpg

GOOD NEWS! Encontrei com a minha nutri Isabel Vieira que entende tudo de receitinhas práticas para aprender a preparar uma série de salgados fit que vocês me pediram ultimamente. É que a gente sabe que não basta só malhar, correr e suar. O foco na alimentação também é essencial para alcançarmos nossos objetivos, sejam eles perder peso ou ganhar massa. Por isso, vou mostrar toda segunda uma receita nova, começando hoje pelo salgado fit de ricota com tomate seco, feito com massa de abóbora e frango! E olha, posso comprovar que ficou in-crí-vel!

divisoria-amor-ak.png

Ingredientes

200g de frango cozido

160g de abóbora cozida

30g de tomate seco

60g de ricota

1 gema de ovo

2 colheres de farinha de aveia sem glúten

2 colheres de sopa de azeite

Temperos a gosto

1 pitada de sal

Rendimento: 6 unidades

Utensílios: fôrmas de cupcake, multiprocessador, garfo, prato e forma

divisoria-amor-ak.png

Preparo

Siga o nosso passo a passo e caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários! ;)

Passo 1

Despeje a abóbora e o frango já cozidos no multiprocessador. Adicione a farinha de aveia sem glúten e tempero a gosto. Bata até virar uma massa consistente.

Passo 2

Para o recheio, junte a ricota, o tomate seco e o azeite num recipiente, amassando e mexendo até que vire uma mistura uniforme.

Passo 3

Preencha as forminhas de cupcake com a massa retirada do multiprocessador. Cubra bem o fundo e os cantos da forminha. Adicione recheio e cubra o topo novamente com a massa. 

Passo 4

Mexa a gema do ovo num recipiente até ficar líquida e pincele o topo dos salgados para dourar. Adicione orégano caso goste e leve então ao forno pré aquecido a 200 graus.

Passo 5

Retire os salgados do forno depois que estiverem com a massa bem dourada e crocante. Retire-os das forminhas de cupcake e se sirva.

Você também pode congelar para comer ao longo da semana ou conforme seu planejamento alimentar. O importante é que você terá nas mãos um lanche saudável e bastante nutritivo! 

receita-vegetariana-ricota-tomate-seco.jpeg
salgado-ricota-com-tomate-seco.jpeg
divisoria-amor-ak.png

VÍDEO

Acompanhe a receita de uma forma mais fácil: através do vídeo que fizemos para vocês. É só dar o play e prestar atenção! Depois você me diz se gostou?

Quer agendar uma consulta? A Isabel atende em Copacabana e responde no e-mail isabel@thaisvieira.com.br. Fique de olho nos próximos posts para não perder mais dicas sobre alimentação saudável!

Beijocas,
Mandzy.

divisoria-amor-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Restaurante Miam Miam: "comfort food" em Botafogo

MIAM-MIAM-CAPA.jpg

"Entre e sinta-se em casa", eles dizem. E foi assim que me senti na minha ida ao restaurante Miam Miam na última sexta-feira. "Miam Miam, mas que nome engraçado!". E foi assim que construíram um restaurante cujo nome se refere à onomatopeia em francês para nada menos que comida gostosa. "Mas que ambiente cool". E foi assim que conseguiram unir tradição e modernidade na decoração e nos pratos em pleno Rio de Janeiro. Bem vindo ao Miam Miam!

SOBRE O MIAM MIAM

O restaurante é comandado por Roberta Ciasca, eleita Chef Revelação 2007 pelas revistas Veja Rio e Gula. Após ter se formado pelo conceituado Cordon Bleu, em Paris, e trabalhado em alguns restaurantes, Roberta abriu o Miam Miam com os sócios Danni Camilo e Steph Quinquis, em 2005.

O restaurante fica em Botafogo, próximo ao Shopping Rio Sul e abre para o almoço e para o jantar. Ideal para quem trabalha pela região ou gostaria de encontrar os amigos ou acompanhante para uma noite de drinks e comida boa pós trabalho. Mas você também pode ir com alguém da família, assim como eu: convidei a minha mãe na sexta-feira anterior ao dia das mães para começar as comemorações!

O Miam Miam já recebeu diversos prêmios, entre eles o "melhor restaurante moderno" pela revista Rio Show, "melhor carta de drinks" e "melhor lugar para ir a dois" pela revista Veja Rio, além de ter sido indicado na categoria BiB do guia Michelin.

DECOR

Assim que você entra pelo estreito portão branco, você se depara com a varandinha, um dos ambientes do antigo casarão. Abrindo a porta, você chega ao lounge, todo decorado com objetos antigos, sofás, poltronas e espelhos, que é o ambiente mais aconchegante, ideal para uma noite relaxante. Seguindo adiante, você chega no salão principal, o maior espaço com mesas e cadeiras que variam tanto no número de lugares quanto no formato: algumas são redondas e outras quadradas.

O casarão pertenceu à avó de Roberta Ciasca é repleto de móveis dos anos 50, 60 e 70, do antiquário Hully Gully. Não deixe de explorar cada detalhe da decoração do restaurante, assim como as paredes de tijolos e as cores marcantes da identidade visual do restaurante, presentes nas cadeiras, paredes e lustres.

restaurante-miam-miam-botafogo-19.JPG

MENU

O cardápio adotado pela chef segue a linha “comfort food”, você já ouviu essa expressão? Significa comida caseira com toques inovadores e apresentação caprichada. Os pratos servidos nos remetem às receitas tradicionais do dia-a-dia, trazendo à tona emoções e sabores do passado.

No jantar o cardápio é mais curto, varia sempre, mas guarda os clássicos da casa. Como fui no horário do almoço, vou focar no cardápio que pode ser solicitado entre 12:00 e 15:30. Um buffet de saladas que muda a cada dia e uma combinação de proteínas e acompanhamentos super especiais.

OPÇÕES DO CARDÁPIO

1- ENTRADA (R$21)

Essa não podia ficar de fora! Inclui: couvertzinho (patê do dia, cesta de torradas, rosbife com azeite de ervas e molho de mostarda e veggie bite) e bolinhas de arroz integral com harissa. No dia em que fui, o tartare de salmão era uma das opções do courvert e a cesta de torradinhas vinha com duas opções de pão, um deles era o árabe, ou sírio. Puro luxo!

2- FORMULE DÉJEUNER (R$49)

Refeição completa para quem prefere, é composta por Entrada + Principal + Sobremesa, variando de acordo com o dia. É só chegar e perguntar!

3- BUFFET DE SALADAS À VONTADE (R$45)

Também muda de acordo com o dia. Caso fique em dúvida, dê uma olhadinha na mesa do buffet, que fica logo na entrada do restaurante, antes de fazer o seu pedido!

4- PROTEÍNA + BUFFET DE SALADA (R$53)

Entre as opções de proteínas estão: Sauté de camarões e lulas à Provençal, Filet de peixe do dia, Filet de frango tandoori, Picadinho de mignon ao molho de cerveja preta, Bife Ancho e Steak de mignon (220g). Acredito que esta seja uma ótima opção para o dia a dia!

5- PROTEÍNA + ACOMPANHAMENTO (R$49)

Entre os acompanhamentos estão: Risone al limone, Arroz de brócolis com alho assado e crispis de alho, Batata esmagada com relish de cebola e ervas e Purê de batata doce com calda de laranja.

Tanto eu quanto minha mãe escolhemos esta opção, já que era sexta-feira e queríamos algo mais pesado. Fui de Picadinho de mignon ao molho de cerveja preta com Risone al limone e minha mãe foi de Steak de mignon com Purê de batata doce com calda de laranja. Os dois pratos estavam deliciosos!

restaurante-miam-miam-botafogo-6.JPG

6- DA COZINHA DA CHEF (PREÇOS VARIADOS)

Entre as opções prontas da cozinha da chef estão: Moqueca de peixe e camarão ao molho picante de curry, arroz e farofa de coco; Arroz de porco, arroz basmati com especiarias, lascas de pernil assado, abacaxi caramelado e croc de cebola; Bombons de filet mignon, gnocchi na manteiga, rúcula e farofa crocante; e Spaghetti de pupunha com camarões, coulis de alho assado, farelo de ervas, pignoles e azeitonas.

7- SOBREMESAS (PREÇOS VARIADOS)

Entre as sobremesas do Miam Miam estão: Torta desmontada de limão, Tapioca com doce de leite e farofa de coco
e Mousse de chocolate. Confesso que fiquei com vontade de experimentar a torta, mas o prato principal já foi satisfatório tanto para mim quanto para a minha mãe, então ficamos devendo a sobremesa. :P

EVENTOS

É possível agendar eventos corporativos, noivados, mini casamentos, batizados e aniversários no Miam Miam. O restaurante promete "cuidar de cada detalhe com você para que sua experiência seja perfeita".

Escolhido pelo Zankyou e pelo Colher de Chá Noivas como um dos 10 melhores restaurantes para se casar no Rio de Janeiro com capacidade para até 80 pessoas e eventos empratados para até 60 pessoas. Para mais informações, envie um e-mail para restaurante@miammiam.com.br a/c Danni Camilo.

MINHA EXPERIÊNCIA

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

Como chegar?

O ideal é que você não vá de carro, pois não há estacionamento próprio do restaurante, apenas algumas vagas na rua. Sugiro que solicite um taxi/uber/cabify para chegar com conforto, mas o acesso via transporte público também é fácil. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

 

+ INFOS

Endereço: Rua General Góes Monteiro, 34 – Botafogo
Telefone: 21 2244-0125
Capacidade: 80 lugares
E-mail: restaurante@miammiam.com.br
Site: http://www.miammiam.com.br/

Cartões de crédito: todos e no almoço aceitam também o alelo refeição

Funcionamento
De segunda a sexta, de 12:00 às 15:30 e de 19:00 à 0:00.
Sábados, de 13:00 à 0:00

Quem já teve a oportunidade de visitar o restaurante? Me contem!

Leia também

Pulê: bistrô francês especializado em frango assado, com opções vegetarianas em Ipanema

Naturalie Bistrô: restaurante e café vegetariano em Botafogo

La Nave Bistrô.Bar: ambiente descontraído no Planetário da Gávea

Restaurante Pérgula, no Belmond Copacabana Palace: Conceito mediterrâneo com toque brasileiro

Conhecendo o restaurante Luce Cucina & Carbone no Fashion Mall

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR