8 livros espirituais para você ler e praticar por toda a vida

No post de hoje, vou indicar alguns livros que foram super importantes na minha jornada espiritual até então. Alguns deles eu comprei por indicação, outros eu ganhei, outros bati o olho na livraria e gostei. Os mais especiais vieram diretamente da biblioteca do meu avô, que sempre estudou esse universo espiritual. Demais, né?

Se você está procurando materiais para se aprofundar, além do Google e da internet, se joga nesses livros que você não vai se arrepender: o máximo que vai acontecer é abrir os seus horizontes, e muito provavelmente, expandir sua consciência. Veja agora quais são eles!

o-poder-do-agora-livro.jpg

1- O poder do agora

Escolhi O Poder do Agora como o primeiro livro para indicar, principalmente para iniciantes: se você está em busca de conhecer um pouco mais sobre a busca pela iluminação, você precisa começar praticando o poder do agora. E como o nome já diz, este livro é um guia para que você compreenda alguns conceitos básicos e inicie sua jornada espiritual.

Esse também é o primeiro livro que indico desse autor alemão chamado Eckhart Tolle (que você vai esbarrar bastante a partir do momento que se jogar nesse universo). Se você curtir o Poder do Agora, vai querer ler outros livros dele como Praticando o Poder do Agora (que reúne as melhores passagens deste livro e ainda foca nos exercícios práticos), o Poder do Silêncio e o livro que indico a seguir: Um Novo Mundo.

Clique aqui para comprar este livro na Amazon

divisoria-amor-ak.png
um-novo-mundo-livro.jpg

2- Um novo mundo - O despertar de uma nova consciência

Se você já iniciou a sua jornada espiritual (lendo O Poder do Agora ou O Propósito, por exemplo), você provavelmente ouviu falar na palavra despertar. Ela é muito usada para explicar o que acontece quando uma pessoa “acorda” para o autoconhecimento e a busca pela iluminação.

Este livro, também de Eckhart Tolle, vai produzir uma modificação na sua consciência. E eu posso afirmar que, uma vez que você expande sua consciência, você não caminha mais para trás. Você só pensa em fazer parte da criação de um mundo novo e mais evoluído. Vale a leitura!

Clique aqui para comprar este livro na Amazon

divisoria-amor-ak.png
livro-a-arte-da-meditacao.jpg

3- A arte da meditação

Como vocês podem perceber por esta capa, a minha versão do livro A Arte da Meditação, do Daniel Goleman, é bastante antiga. Isso porque ele era do meu avô. Resgatei esse livro que data de 2002 na biblioteca da casa da minha avó a partir de uma visita onde explorei os diversos títulos - logo depois que ele faleceu.

A Arte da Meditação não é bem um guia para iniciar na espiritualidade, mas um guia básico sobre meditação, seus benefícios, além de apresentar algumas formas de praticá-la. Se você acredita que a meditação não é para você, então você precisa ler esse livro e começar a meditar hoje mesmo. Quanto antes começar, melhor. E depois não diga que não avisei! :)

Clique aqui para comprar este livro na Amazon (nova versão)

divisoria-amor-ak.png
livro-como-domar-um-elefante.jpg

4- Como domar um elefante

Este livro foi um presente que ganhei de um amigo, inesperadamente, porém agradeço até hoje. É um livro que eu já conhecia de nome, após participar de um workshop de mindfulness com a Luiza Bittencourt, mas não havia aberto para ler.

Acontece que depois que ganhei esse livro, eu me encantei com as práticas de atenção plena e comecei a fazer vários dos exercícios, inclusive mostrando tudo nos stories do Instagram. É um livro com exercícios super criativos para acalmar a mente, e você pode fazer sozinho ou em grupo. Garanto que ele vai te trazer vários insights!

Clique aqui para comprar este livro na Amazon

divisoria-amor-ak.png
livro-as-sete-leis-espirituais-do-sucesso.jpg

5- As sete leis espirituais do sucesso

Outro livro com capa velha é sinal de: outro livro retirado com muito sucesso da estante do meu avô. Sempre gostamos desse universo espiritual, mas a cada ano que passa eu agradeço mais a ele por ter deixado esse legado para mim. Datado de 1994, essa é uma edição antiga desse clássico do mundo espiritual - o próprio Eckhart Tolle indica esse livro como um guia básico.

Ele é ótimo para começar a entender a forma de pensar e agir a partir das sete leis espitiruais propostas por Deepak e obter sucesso e realizações. Alô, quem já fez o desafio dos 21 dias de abundância já deve ter ouvido falar no Deepak, pois foi ele quem criou a técnica. Aliás, tem vídeo meu contando essa experiência lá no canal!

Clique aqui para comprar este livro na Amazon (nova versão)

divisoria-amor-ak.png
livro-atencao-plena.jpg

6- Atenção Plena

Conheci este livro no workshop de dois dias sobre atenção plena com a Luiza Bittencourt, aqui no Rio. Neste workshop aprendemos bastante sobre o conceito e teorias da atenção plena, e também praticamos uma série de exercícios como mindful eating, meditação caminhando, meditação dos sons, meditação com a respiração, enfim… foi um fim de semana onde tive bastante contato com a atenção plena.

Desde então, comprei o livro e tento praticar diversos dos exercícios no meu dia a dia. Indico para todo mundo que tiver disponibilidade de ler e praticar, mesmo que seja tudo novidade para você. Sua vida vai mudar, sua forma de se alimentar, de ouvir e se incomodar com “barulhos"… a minha vida mudou após os ensinamentos de atenção plena!

Clique aqui para comprar este livro na Amazon

divisoria-amor-ak.png
livro-os-chacras.jpg

7- Os chakras

Fiquei pensando se colocava ou não este livro na lista pois ele é bem antigo e bem chatinho de ler. Isso porque ele é escrito no formato de uma tese acadêmica publicada em 1960! Ele faz parte da coleção de livros que eu trouxe da biblioteca do meu avô para a minha casa. Rs!

Então, o foco desse livro é explicar os chackras, que são os nossos sete pontos invisíveis de energia no corpo humano. Ele traz informações bem técnicas e avançadas, porém eu acredito que essa seja a melhor forma de aprender sobre determinado assunto. Além disso, o autor Leadbeater tem uma história muito interessante e é uma das personalidades mais influentes da sociedade teosófica, área que estou adorando me aprofundar.

Se você quer ir um pouco mais a fundo em como desenvolver o seu campo energético através da meditação, da atenção plena, além do método comprovado do autor baseado na sabedoria hindu, faça um esforço para ler esse livro.

Clique aqui para comprar este livro na Amazon

divisoria-amor-ak.png
livro-o-pequeno-livro-das-oracoes.jpg

8- O pequeno livro das orações

Não poderia deixar de indicar esse pequeno livro de cabeceira, daqueles pra abrir numa página aleatória e ler uma mensagem espiritual ao acordar, ou antes de dormir.

Com palavras de alguns dos principais mestres da atualidade como Monja Coen, Divaldo Franco e Susan Miller, eles nos ensinam qual deve ser a oração do dia de cada ponto de vista.

É muito legal ter reunido num livrinho, diversas formas de enxergar o caminho da iluminação espiritual. Eu amo!

Clique aqui para comprar este livro na Amazon

divisoria-amor-ak.png

Agora me conta: você já leu algum desses livros? Qual? E o que achou?

Seria muito legal ouvir de vocês novas ideias e opiniões a respeito desse universo. Se puder, deixa aqui nos comentários!

Beijocas,
mandzy.

divisoria-folhas-ak.png

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

Projeto Mescla: 6 atitudes diárias pelo nosso bem estar

PROJETO-MESCLA-CAPA.jpg

Está na hora de compartilhar com vocês um novo Projeto que já venho pensando há alguns meses - mais precisamente desde Janeiro - e agora é oficial: o #PROJETOMESCLA está no ar! <3

Um projeto inicialmente criado para mim mesma, mas que pode ser muito útil para todo mundo que, assim como eu, está buscando constantemente o autoconhecimento e bem estar. Dividindo com vocês, o projeto pode ficar muito mais rico de ideias e informações, então por que não nos juntarmos nessa causa?

NASCER-DO-SOL-PRAIA-10.jpg
NASCER-DO-SOL-PRAIA-05.jpg

Como o próprio dicionário já diz, MESCLA = incorporar, acrescentar, passar a fazer parte de um grupo, misturar-se, unir-se. Uma jornada de autoconhecimento, mesclando 6 atitudes diárias - meditação, exercícios físicos, sorrisos, compra consciente, leitura e alimentação saudável - por uma vida mais leve e equilibrada. 

E para todo o conteúdo ficar concentrado numa plataforma, resolvi criar um grupo no Facebook para todo mundo que quiser participar - #ChamaAsAmigas - e o que você vai ganhar são: dicas de práticas diárias, mini exercícios, livros de receita, ideias, sugestões de livros, conhecimento sobre diversos assuntos relacionados à espiritualidade, energia, universo, sem aquele blá blá blá. Vamos juntos, entender o que podemos fazer pela nossa própria evolução! 

 
NASCER-DO-SOL-PRAIA-08.jpg
 

As 6 atitudes MESCLA

Atitude 1: Meditação

Muita gente nunca praticou, muita gente já tentou e desistiu, muita gente ainda tenta e acha que não consegue, muita gente de fato pratica. Vamos quebrar o tabu do que é meditar, quais são os tipos de meditação existentes e por que você não precisa do cenário perfeito para evoluir.

NASCER-DO-SOL-PRAIA-13.jpg
NASCER-DO-SOL-PRAIA-14.jpg

Atitude 2: Exercícios Físicos

Muita gente se enrola nessa parte. Existem vários desafios como o #30tododia que prevê a prática diária de exercícios, corridas, musculação, e tal. No #PROJETOMESCLA, essa atitude não é algo que caminha sozinho, mas junto às outras atitudes, e também não precisa ser algo que vá te desgastar em busca de um objetivo estético. A ideia aqui é que seja algo leve, mas que esteja presente no nosso dia a dia em qualquer lugar do mundo: seja uma caminhada, uma prática de yoga, ou um alongamento. O importante é praticar exercícios físicos pela nossa saúde e bem estar!

NASCER-DO-SOL-PRAIA-17.jpg
NASCER-DO-SOL-PRAIA-09.jpg

Atitude 3: Sorrir

Shakespeare já dizia: "Eu sempre me sinto feliz, sabe por que? Porque eu não espero nada de ninguém, expectativas sempre machucam... A vida é curta, então ame a sua vida, seja feliz... e mantenha sempre um sorriso no rosto. Viva a vida para você. Antes de falar, escute. Antes de escrever, pense. Antes de gastar, ganhe. Antes de orar, perdoe. Antes de magoar, sinta. Antes de odiar, ame. Antes de desistir, tente. Antes de morrer, viva!". 

NASCER-DO-SOL-PRAIA-01.jpg

Atitude 4: Consumo consciente

Consumo consciente, compra consciente, compra com propósito, tudo isso vem sendo falado há muito tempo, mas será que realmente aplicamos o que dizemos no nosso dia a dia? A ideia aqui é que a gente pense sempre antes de comprar alguma coisa, o que também impede a compra por impulso, e fortifica nosso poder de escolha. E não falo só de peças de roupa ou produtos de beleza, mas tudo que compramos ao longo de nossos dias, semanas, e anos. Será que vale a pena gastar tanto dinheiro? Ou você está de fato investindo? Todos os dias vamos lembrar do #PROJETOMESCLA, e se perguntar se gastamos com consciente naquele dia, além de agradecer pela nossa oportunidade de escolha. 

Atitude 5: Leitura em dia

Nunca me identifiquei muito com livros de histórias fictícias (a não ser pela nossa querida série de livros do Harry Potter), mas no geral, sempre preferi livros que me acrescentariam enquanto pessoa. Aqueles livros que marcamos as melhores citações para depois reler, ou que guardamos na mesinha de cabeceira como guia para as nossas vidas. Muitos chamam de livros de auto-ajuda, mas eu prefiro sempre o termo autoconhecimento. Como costumam trazer muitas reflexões, esses livros acabam nos ajudando a evoluir enquanto indivíduos sim, e não há nada de errado nisso, certo?

Atitude 6: Alimentação Saudável

Outro assunto super falado, mas nem sempre colocado em prática no dia a dia. A alimentação saudável precisa ser acompanhada de planejamento sim, mas esse tempo dedicado à ela deveria ser sagrado! Se alimentar é a atividade mais importante da nossa vida, pois trata-se da nossa saúde, nosso bem maior. Se o nosso corpo é o nosso templo, temos que cuidar do que ingerimos e embora eu seja contra exageros - ou seja, não há nada de errado em comer uma pizza no fim de semana - acredito que devemos ter esse controle do que ingerimos no dia a dia para que a gente viva uma vida com mais saúde, nutrientes e plenitude.

Quando criança, eu me alimentava muito mal. Acredito que minhas viagens contribuíram muito para que eu ampliasse minha visão sobre a alimentação, principalmente na Austrália e na Ásia, e hoje tento dar o meu melhor nesse sentido. Podemos abordar também o mindful eating, que nada menos é do que praticar uma refeição com a atenção plena para aquele momento - que vamos combinar, é um momento sagrado. Espero que curta!

Sugestão: projeto inicial de 4 semanas

Para iniciar esse projeto que está longe de ser algo simples, é importante que a gente vá aos poucos. Tudo na vida é um processo, e o autoconhecimento é um processo contínuo e infinito. Independente do nível em que esteja, tente ir sempre melhorando. Aqui trago uma sugestão de prática em 4 semanas para que a gente comece a se adaptar com cada uma das atitudes. 

NASCER-DO-SOL-PRAIA-12.jpg

Semana 1: saindo da zona de conforto

Na primeira semana sugiro uma meditação básica, que muitas vezes é o primeiro tipo de meditação que aprendemos, usando a respiração. Podemos praticar exercícios leves uma vez ao dia como uma caminhada de manhã, sorrir e agradecer antes de dormir, ler 1 página de algum livro interessante por dia, descartar 1 compra desnecessária por dia, alimentação saudável no mínimo em 1 refeição ao dia.

Semana 2: evoluindo as práticas

Podemos começar a praticar a meditação caminhando, fazer 2 tipos de exercícios físicos, como uma caminhada e alongamentos, sorrir e agradecer 2x ao dia, por exemplo quando acordamos e antes de dormir, ler 2 páginas de um livro por dia, alimentação saudável no mínimo em 2 refeições ao dia e descartar compras desnecessárias 2x por dia - ou ao invés de diminuirmos a quantidade de compras, pensarmos mais na qualidade delas. 

 
NASCER-DO-SOL-PRAIA-07.jpg

Semana 3: compreensão do processo

Na terceira semana, já conseguimos fazer das práticas algo inerente aos nossos dias, então podemos começar a refletir quais os benefícios estamos tendo, começar a entrar na meditação mais a fundo, ou com um tempo maior - aumentar de 15 para 20 minutos, por exemplo, fazer exercícios físicos com mais intensidade - podemos incluir práticas de yoga como a saudação ao sol todos os dias pela manhã, sorrir e agradecer 3 vezes ao dia - no café, no almoço e no jantar, por exemplo - e além de aumentar o número de páginas lidas, podemos também ampliar o nosso conhecimento pelos livros. Vá até uma livraria e pesquise os títulos, folheie e chegue a conclusões ali mesmo. Procure temas desconhecidos para pesquisar na internet, e converse com pessoas que já fazem práticas para o bem estar há mais tempo.

Semana 4: criação de hábito

Acho que você já entendeu a dinâmica do projeto, não é mesmo? Na quarta semana você já é capaz de ter criado hábitos e ter definido o que funcionou e o que não funcionou para você na prática. Hora de avaliar o que não deu certo e por que não deu certo e fazer os ajustes necessários para implementar definitivamente cada uma das 6 práticas no seu dia a dia daqui pra frente. Minha sugestão: tenha um caderno do autoconhecimento, onde você vá tomando nota das suas experiências e práticas, além das reflexões que vem tendo. Concentre tudo num mesmo caderno para que você consiga voltar e perceber sua evolução sempre. Isso faz parte e te faz ser mais grata pelo que conquistou até então!

NASCER-DO-SOL-PRAIA-04.jpg

Espero que goste do projeto e aceite o desafio de entrar nessa comigo! Convida as amigas! A gente sabe que as práticas de bem estar só trazem benefícios, mas por que tanta gente ainda não pratica nada disso? Esse projeto não pretende ser nada muito evoluído ou profissional, é apenas uma forma de criarmos a consciência do autoconhecimento. Embarca comigo nessa e marca sempre #projetomescla para que eu acompanhe sua participação!

Por fim, a ideia é que o #PROJETOMESCLA seja aplicável em qualquer situação, principalmente em viagens e momentos em que não estamos na nossa zona de conforto. Criei esse projeto pensando justamente na viagem que vou fazer em menos de um mês e já quero ir me preparando para conseguir colocá-lo em prática todos os dias. 

Me conta aqui o que você achou! <3

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

A importância das frequências dos sentimentos e emoções

FREQUENCIA-DOS-SENTIMENTOS-CAPA.jpg

Vamos partir do princípio de que tudo é energia e não matéria, como aprendemos na escola? Pensamentos, palavras, atitudes, sentimentos e emoções também são vibrações. Nessa nova perspectiva de olhar, onde tudo faz mais sentido, o objetivo do ativismo quântico é transformar o self enquanto transforma o seu campo vibracional, para, eventualmente, transformar a sociedade como um todo!

Esse é um assunto tão longo e com tanto potencial para ser explorado, que minha vontade é escrever vários e vários posts sobre o assunto. Mas, por enquanto, deixo você com um texto escrito pelo físico e professor espiritual, Dr. David Hawkins que vai te fazer refletir bastante. Depois me conta o que achou! ;)

FISICA-QUANTICA-FREQUENCIA-EMOCOES-E-VIBRACOES-01.jpg

Somos seres vibracionais. Cada vibração equivale a um sentimento e no mundo “vibracional”, existem apenas duas espécies de vibrações, a positiva e a negativa. Qualquer sentimento faz com que você emita uma vibração que pode ser positiva ou negativa.

• Exemplos de Sentimentos que geram vibrações positivas: paz, alegria, amor, entusiasmo, gratidão, abundância, esperança, conforto, confiança, afeição.

• Exemplos de sentimentos que geram vibrações negativas: desapontamento, solidão, falta, tristeza, confusão, estresse, raiva, mágoa.

A Lei da Atração está em ação em ambas as formas, expandindo e orquestrando tudo o que precisa acontecer para trazer uma maior quantidade da mesma coisa, seja ela positiva ou negativa.

As vibrações positivas são mais altas, enquanto as negativas são mais baixas. Quando você vivencia um sentimento frequentemente ou mantém um sentimento por muito tempo, ele se torna padrão.

FISICA-QUANTICA-FREQUENCIA-EMOCOES-E-VIBRACOES-02.jpg

• VERGONHA: vibrando apenas 20 Hz, é a vibração mais baixa que um ser humano emite. A vergonha impede tomada de decisões, convivência social, não tendo experiências na vida, o que dificulta o aprendizado, a evolução e a tomada de ação, porque não se sabe o que dá certo e o que não dá. De forma mais amena, se manifesta como timidez. E em um nível extremo de vergonha a pessoa quer desaparecer, até suicidar-se, sentindo ódio de si mesmo.

• CULPA (30 Hz): Vibração um pouco mais alta que a vergonha, pois, para sentir culpa a pessoa precisa agir. Pessoas assim criam muito pouco, fazem papel de vítima, culpando tudo e a todos por não conseguir ter sucesso em suas pretensões. Nunca inova, vive do passado. A religião para esse tipo de pessoa, alimenta nela o sentimento de que são pecadores.

• APATIA (50 Hz): Perda da esperança e vitimização. Característica dos sem teto. As pessoas nesse estado não conseguem agir perante o que a vida apresenta.

DOR/SOFRIMENTO (75 Hz): Tristeza extrema, principalmente diante de perdas. Vibra mais que a apatia, pois o sofrimento transforma as pessoas e lhes tira do estado de apatia.

• MEDO (100 Hz): As pessoas com medo se sentem inseguras diante à questões da vida, tudo se torna perigoso. Podem ter paranoicas, ficam preocupadas e estressadas. Muitas vezes necessitam de ajuda para superar e lidar com esses medos e sair dessa situação. Medos são crenças limitantes, que geram falta de qualidade de vida.

• DESEJO (125 Hz): Nesse nível a pessoa é materialista ao ponto de nunca estar feliz com o que tem. Alimenta vícios e luxúria. É consumista, enquanto não compra o que quer fica impaciente e ansiosa. Somos nós que escolhemos qual efeito as coisas físicas terão sobre nós, podem ser boas ou ruins. Temos que ter equilíbrio.

• RAIVA (150 Hz): É um sentimento de frustração, que pode ficar escondido em nosso interior ou ser exposto num momento de fúria, que também causa culpa, vergonha e mal estar, pois, sempre após perder o controle, o indivíduo sente-se mal, por não ter conseguido controlar os sentimentos. Quando a raiva fica guardada dentro de si, se acumula e chega num ponto onde um “mosquito vira um boi”, causando uma “explosão”. O ideal não é guardar a raiva e sim tentar canaliza-la em outras coisas como sair ao ar livre para fazer exercícios físicos por exemplo.

• ORGULHO (175 Hz): Esse é o estado de consciência predominante da humanidade atualmente. Dependente de circunstâncias externas (dinheiro, poder, fama, etc). É o estado que leva ao nacionalismo, racismo e guerras religiosas. Um ataque a suas crenças, vira um ataque pessoal.

• CORAGEM (200 Hz): Nesse estado o ego ainda existe, mas já se começa ver uma vida fora de si, pensando mais nos outro. O otimismo prevalece, e a espiritualidade começa a aflorar.

• NEUTRALIDADE (250 Hz): Nível de sistemas onde nossas crenças são flexíveis, nos tornamos desapegados e mais felizes. Aconteça o que acontecer, você vai estar firme em sua posição. Perde-se a necessidade de provar. Você se sente seguro e convive muito bem com outras pessoas. É um estado confortável.

• DISPOSIÇÃO (310 Hz): Neste nível, você começa a usar sua energia de forma mais eficaz. Começa a colocar em prática as ideias, não existe mais reclamação de quase nada. Aqui começa a acabar a entropia. A vida fica mais organizada.

• ACEITAÇÃO (350 Hz): Mudança verdadeira, elimina-se crenças antigas. Vive proativamente pois sua energia aumenta.

No nível da aceitação você se torna competente e aqui você quer utilizar suas habilidades para fazer algo bom. É aqui que você define e alcança metas. Começa a entender que tem uma papel a mais no mundo e quer fazer a diferença. Já consegue perdoar facilmente.

• RAZÃO/CONTEMPLAÇÃO (400 Hz): Hawkins define este nível como o nível da medicina e da ciência. Consciência dos mestres, onde se é desapegado de tudo. Enxerga o mundo como um todo conectado, não existe mais sofrimento por coisas externas, não vive mais na Matrix.

• AMOR (500 Hz): Não existe mais o ego, somente o amor incondicional, onde tudo que se faz é por um bem maior. Hawkins diz que esse nível é alcançado apenas por uma em 250 pessoas durante todo o seu tempo de vida. Uma parcela mínima como 0,0001% vive nesse estado.

• ALEGRIA (540 Hz): Estado de felicidade inabalável. A Alegria é o maior estado de consciência que o ego pode atingir. Começa o desapego com a vida. Nível onde estão mais avançados na espiritualidade. A energia dessas pessoas é radiante e é muito bom estar perto delas. Expansão de consciência. A pessoa age através de sua intuição, que é muito forte.

• PAZ (600 Hz): Total transcendência. Hawkins diz que esse nível só é alcançado por uma pessoa em 10 milhões.

• ILUMINAÇÃO (700 Hz): “É a união do ser com o todo”. O fim do individualismo. O fim do eu. Fim do ego. O homem transcendental. Extremamente raro. Só o fato de pensar sobre pessoas desse nível pode fazer com que você aumente seu nível de consciência. É aqui que acontece o estado da “Consciência Elevada”, também conhecido como “Super Consciência”. Você vê o mundo como ele realmente é. Indescritível.”
 

 
FISICA-QUANTICA-FREQUENCIA-EMOCOES-E-VIBRACOES-06.jpg
FISICA-QUANTICA-FREQUENCIA-EMOCOES-E-VIBRACOES-03.jpg
 
FISICA-QUANTICA-FREQUENCIA-EMOCOES-E-VIBRACOES-05.jpg
FISICA-QUANTICA-FREQUENCIA-EMOCOES-E-VIBRACOES-04.jpg

Gostaram do post?

Beijocas,
Mandzy.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR